A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil já começaram a liberar um salário extra para um novo grupo de pessoas beneficiárias. Trata-se do abono salarial, que é um direito de todo trabalhador brasileiro que cumpre as regras do programa.
Os trabalhadores da iniciativa privada e do setor público podem participar e recebem por meio da Caixa e do Banco do Brasil, respectivamente.
No dia 15 deste mês, já foi disponibilizado até um salário mínimo para os trabalhadores privados que nasceram em janeiro e fevereiro, bem como para os servidores públicos que possuem a inscrição no PASEP com final 0. Confira mais informações a seguir.
Salário extra disponível para os trabalhadores brasileiros
O abono salarial funciona como um salário extra anual para os trabalhadores. Isso porque os beneficiários recebem, no mês do seu aniversário, o valor de até um salário mínimo do Governo Federal.
O pagamento é realizado todos os anos referente ao ano-base anterior. No entanto, devido à pandemia do Covid-19, os pagamentos deste benefício atrasou por um ano. Sendo assim, este ano, os beneficiários receberão de acordo com o ano-base 2021.
Os primeiros beneficiários já podem sacar o seu pagamento. O calendário prevê que até o dia 17 de julho todos os trabalhadores que se enquadram nas regras já tenham disponíveis os valores em suas contas para movimentação.
A seguir, confira o calendário completo para os trabalhadores da iniciativa privada (PIS – Caixa Econômica):
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 15 de fevereiro;
- Nascidos em março e abril: 15 de março;
- Nascidos maio e junho: 17 de abril;
- Nascidos em julho e agosto: 15 de maio;
- Nascidos em setembro e outubro: 15 de junho;
- Nascidos em novembro e dezembro: 17 de julho.
Agora, confira o calendário completo para os servidores públicos (PASEP – Banco do Brasil):
- Final da inscrição 0: 15 de fevereiro;
- Final da inscrição 1: 15 de março;
- Final da inscrição 2 e 3: 17 de abril;
- Final da inscrição 4 e 5: 15 de maio;
- Final da inscrição 6 e 7: 15 de junho;
- Final da inscrição 8 e 9: 17 de julho.
Regras do abono salarial
O abono salarial é um benefício de todos os trabalhadores brasileiros que se enquadram nas regras do programa. Para receber o salário extra, é necessário trabalhar no setor privado (PIS) ou no setor público (PASEP) e cumprir os seguintes requisitos:
- Ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano-base;
- Receber até dois salários mínimos mensais, em média;
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há, pelo menos, 5 anos;
- Ter as informações atualizadas e corretas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.
Como consultar e sacar o salário extra?
Se você deseja saber se tem direito a receber o salário extra, poderá consultar de forma fácil. Para isso, você deverá acessar o Portal Gov.Br ou mesmo através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para telefones Android e IOS. Outra opção é através do telefone 135.
Os trabalhadores que têm direito ao benefício poderão sacar os valores por meio da sua conta no banco correspondente. Ou seja, se você recebe o PIS, poderá sacar através da conta-corrente da Caixa Econômica. Caso você receba o PASEP, receberá por meio da sua conta corrente no Banco do Brasil.
Mas caso você não possua conta no banco correspondente, ainda poderá realizar o saque diretamente no banco. Mas, para isso, precisará se dirigir a uma agência bancária com um documento de identificação com foto e o número do NIS (Número de Identificação Social).