O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite que os trabalhadores saquem, anualmente, uma parcela da conta do Fundo de Garantia. Essa parcela é de acordo com o valor que está em conta, variando conforme os depósitos aumentam.
Além disso, o saque-aniversário também impede que o trabalhador possa sacar o fundo completo em caso de demissão sem justa causa. Por isso, é uma modalidade que exige um bom planejamento, evitando assim uma tomada de decisão que venha a ser impulsiva.
De todo modo, recentemente a Caixa Econômica Federal anunciou o pagamento de um novo lote, mais especificamente para os trabalhadores nascidos no mês de julho que desejaram fazer parte da modalidade de saque-aniversário.
Vale destacarmos que se você não aderiu à modalidade com antecedência, não será possível aderir agora. Apenas é possível aderir para o próximo ano. Entenda mais a seguir!
Ao longo do ano, a Caixa Econômica Federal libera lotes para que os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário possam, de fato, sacar uma parcela do valor armazenado no Fundo de Garantia.
Esse valor é sempre liberado de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, dando a ele alguns meses para fazer o saque. O tempo limite para saque é de três meses depois que o dinheiro é liberado.
Se durante esse período o saque não acontecer, não será mais possível sacar mais tarde. Por isso, se você é nascido em julho e aderiu ao pagamento do saque-aniversário, lembre-se de fazer o seu saque o quanto antes, para não perder essa oportunidade.
Lembrando, ainda, que pelo fato de o dinheiro permanecer até 3 meses na conta disponível para saque, existem outros grupos que ainda podem sacar o saque-aniversário do FGTS neste mês de julho: é o caso dos nascidos em maio e junho, além dos nascidos em julho.
Se você faz parte de um desses três grupos, saiba que o pagamento pode já estar liberado para você!
Caso ainda não tenha aderido ao saque-aniversário, mas tem o objetivo de recebê-lo no próximo ano, considere fazer isso diretamente pelo seu aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS.
O processo é bastante simples:
Novamente, reforçamos que é muito importante pensar bem sobre essa adesão. Afinal de contas, ao aderir o saque-aniversário, você deixa de ter a possibilidade de receber o valor integral do seu FGTS caso venha a ser demitido no futuro.
Portanto, se você não organizar uma reserva de emergência, por exemplo, isso poderá ser bem arriscado. Por conta desses fatores, é fundamental pensar bem sobre o assunto e, somente depois disso, decidir aderir ou não ao saque-aniversário.