Locais disponibilizados do concurso ANTT
Se você vai fazer o concurso ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres- saiba que já pode conferir o local de prova.
Veja aqui.
Dicas do concurso ANTT
Os locais de prova para o concurso já estão disponíveis para consulta no site da organizadora Cebraspe. A prova objetiva de conhecimentos básicos está marcada para o dia 14 de abril de 2024, com início às 8 horas. O exame discursivo ocorrerá no mesmo dia, no período da tarde. Ambas as avaliações terão duração de 3 horas e 30 minutos.
É importante que o candidato compareça munido de uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, além do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Estar preparado com esses itens essenciais ajudará a garantir uma participação tranquila e sem contratempos no processo seletivo.
Clique aqui para verificar o seu local de prova
Sobre o concurso ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desperta expectativas ao abrir as portas para o concurso público, oferecendo 50 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres.
Com salário inicial de R$ 16.413,35, esta oportunidade representa não apenas uma carreira promissora, mas também desafios enriquecedores para os profissionais.
Vagas e Áreas de Atuação
Dentro do universo da ANTT, as vagas são distribuídas em quatro áreas de especialidade:
- Especialista em Regulação, Especialista em Regulação – Direito, Especialista em Regulação – Economia, e Especialista em Regulação – Engenharia Civil,
- Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia de Infraestrutura. Cada área oferece uma oportunidade única para profissionais com formações diversas.
Formato das Provas
No centro do processo seletivo, as provas objetivas adotam o conhecido estilo CERTO ou ERRADO, característico da banca Cebraspe. Compostas por 170 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 120 de conhecimentos específicos, elas demandam uma preparação meticulosa e abrangente por parte dos candidatos.
Critérios de Avaliação
Rigor define os critérios de reprovação e eliminação estabelecidos pelo concurso. Notas abaixo de 10,00 pontos em conhecimentos básicos (P1), 36,00 pontos em conhecimentos específicos (P2), ou 51,00 pontos no conjunto das provas objetivas resultarão na saída do candidato do certame. Estes critérios sublinham a necessidade de uma preparação equilibrada em todas as áreas de conhecimento.
O que vai cair no concurso?
Veja a seguir os temas de cada disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
REGULAÇÃO E AGÊNCIAS REGULADORAS:
1 O papel regulador do Estado: pressupostos, objetivos e instrumentos; conceitos básicos: regulação econômica e social; externalidades, bens públicos e bens comuns, assimetria de informação (seleção adversa e perigo moral); falhas de mercado (barreiras de entrada); Estado e regulação; falhas de governo; conceitos de regulação, desregulação e re?regulação. 2 Abordagens econômicas: teoria econômica da regulação, teoria da captura, teoria do agente principal. 3 Formas de regulação: regulação de preço; regulação de entrada; regulação de qualidade. 4 Regulação setorial: regulação do setor de transportes terrestres no Brasil. 5 Boas práticas regulatórias: Análise do Impacto Regulatório. 6 Regulação e formação de preços para estruturas de mercado de concorrência imperfeita. 7 Conceitos básicos sobre regimes tarifários. 8 Tarifação por custo de serviço. 9 Tarifação por preço teto. 10 Regulação por incentivos. 11 Regulação para competição. 12 Ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório). 13 Resolução ANTT nº 5.999/2022 (Dispõe sobre as regras para constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental ? Sandbox Regulatório). 14 Governança regulatória. 15 Intervenções e estratégias regulatórias. 16 Agenda Regulatória e o processo de participação e controle social. 17 Ferramentas de planejamento regulatório. 18 Monitoramento e revisões da Agenda Regulatória. 19 Métodos de avaliação de resultado regulatório. 20 Regulação Responsiva. 21 Agências Reguladoras. Histórico, conceito, características e controle. 22 Entidades reguladoras federais no Brasil. Estrutura jurídica e funções. Autonomia administrativa e poder normativo. 23 Reforma do Estado e o papel das Agências Reguladoras. 24 Lei nº 10.871/2004. 25 Lei nº 13.848/2019. 26 Resolução ANTT nº 5.976/2022 (Aprova o Regimento Interno da Agência Nacional de Transportes Terrestres). 27 Lei nº 12.529/2011.