Prefeitura na BAHIA anuncia concurso público para Guarda Municipal

Inscreva-se!

Vagas na Bahia para guarda

Se você busca mais um oportunidade na Bahia, saiba que esta pode ser a sua chance. Concurso foi anunciado para nível médio.

Veja como se inscrever.

Concurso na Bahia

Uma excelente oportunidade surgiu para quem busca uma carreira estável e gratificante no serviço público.

A Prefeitura de Piritiba, localizada no coração da Bahia, divulgou a abertura de um novo concurso público destinado a fortalecer seu quadro de funcionários municipais com a inclusão de 32 novos guardas municipais.

Os candidatos selecionados terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e receberão uma remuneração mensal atrativa de R$ 1.412,00.

Este concurso é voltado para pessoas com nível médio de escolaridade, oferecendo uma oportunidade única de contribuir para a segurança e o bem-estar da comunidade de Piritiba.

Além de disponibilizar vagas de ampla concorrência, este concurso público também reserva posições para candidatos que se enquadrem nas categorias de ações afirmativas e pessoas com deficiência (PCD), conforme os critérios estabelecidos no edital.

Essa medida visa promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, garantindo que todos os segmentos da sociedade tenham acesso ao processo seletivo e possam concorrer de forma justa às vagas disponíveis.

Sobre as fases do concurso na Bahia

O concurso público para a Prefeitura de Piritiba é composto por várias fases, cada uma delas com o objetivo de avaliar diferentes aspectos dos candidatos e garantir a seleção dos mais aptos para as vagas oferecidas. Aqui está uma explicação sobre cada fase:

  • Prova Objetiva: Esta é a primeira fase do concurso, onde os candidatos são submetidos a uma prova escrita composta por questões de múltipla escolha. A prova geralmente abrange temas relacionados ao cargo em disputa, como conhecimentos gerais e específicos. Nesta etapa, são avaliados o domínio do conteúdo e a capacidade de raciocínio lógico dos candidatos.
  • Teste de Aptidão Física: Na segunda fase, os candidatos aprovados na prova objetiva são submetidos a testes físicos para avaliar sua capacidade física e aptidão para desempenhar as atividades relacionadas ao cargo. Os testes podem incluir corrida, flexões, abdominais e outros exercícios específicos, dependendo das exigências do cargo em questão.
  • Avaliação Psicológica: Nesta fase, os candidatos são submetidos a testes psicológicos com o objetivo de avaliar sua saúde mental, personalidade e aptidões específicas para o cargo. A avaliação psicológica visa identificar características como estabilidade emocional, capacidade de trabalho em equipe e resiliência diante de situações desafiadoras.
  • Curso de Formação: Os candidatos que passam nas etapas anteriores são convocados para frequentar um curso de formação específico para o cargo em disputa. Este curso tem como objetivo fornecer aos candidatos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para desempenhar suas funções de forma eficaz. É uma etapa crucial para a preparação dos futuros servidores públicos.
Prefeitura na BAHIA anuncia concurso público para Guarda Municipal
Prefeitura na BAHIA anuncia concurso público para Guarda Municipal. Imagem: Reprodução

Veja mais sobre este concurso na Bahia.

Como se inscrever nestas vagas da Bahia

Os interessados poderão se inscrever  do dia 5 de abril até o dia 25 de abril. O procedimento de inscrição pode ser realizado através do site do Instituto Notus, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 100.

O que faz um guarda?

Confira algumas atribuições do cargo e conheça mais sobre a carreira

  • Garantir a segurança pública: Os guardas municipais são responsáveis por patrulhar áreas específicas da cidade, como parques, praças, prédios públicos e outros espaços de interesse municipal, a fim de prevenir a ocorrência de crimes e garantir a segurança dos cidadãos.
  • Atuar na fiscalização e ordem pública: Eles podem ser encarregados de fiscalizar o cumprimento das leis municipais, como as relacionadas ao trânsito, meio ambiente, posturas municipais e outras normas vigentes. Isso pode envolver a emissão de notificações, autuações e aplicação de penalidades, quando necessário.
  • Realizar o policiamento comunitário: Os guardas municipais podem desenvolver atividades de proximidade com a comunidade, estabelecendo relações de confiança e colaboração com os moradores locais. Isso inclui participar de programas de prevenção à violência, orientar a população sobre questões de segurança e promover a integração entre a comunidade e as forças de segurança.
  • Atender ocorrências: Em caso de emergências, acidentes ou incidentes, os guardas municipais devem estar preparados para agir prontamente, prestando os primeiros socorros, solicitando apoio de outros órgãos competentes, como a polícia ou o serviço de saúde, e garantindo a segurança da área afetada.
  • Colaborar com outras instituições de segurança: Eles podem trabalhar em conjunto com outras instituições de segurança pública, como polícia militar, polícia civil e guarda civil metropolitana, para coordenar esforços e realizar operações integradas visando combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.