Saiba tudo sobre o concurso PMMG de 2.821 vagas

Confira todas as informações sobre este processo seletivo tão concorrido

Com a reabertura da economia do país, muito sobre o concurso PM MG (Polícia Militar de Minas Gerais) está sendo divulgado, inclusive o edital. Assim, o documento traz informações sobre o número de vagas e os requisitos para admissão dos candidatos aos cargos oferecidos.

As vagas disponíveis, então, ficam destinadas aos participantes com nível superior completo que possuam o intuito de seguir a carreira de soldado. Por fim, a distribuição e organização foi realizada pelo Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar de Minas Gerais.

Confira mais sobre o concurso PM MG

Nesse cenário, foram dispostas um total de 2.821 vagas para soldados combatentes. Ainda, existem mais 349 postos disponíveis para os cargos de Oficial de Saúde, Oficiais com bacharelado em Direito e Soldados Especialistas, mas que estão sendo disputados por um processo seletivo paralelo.

Inclusive, os prazos e os editais sobre o concurso PM MG de cada um deles são distintos entre si. Logo, deve-se ter atenção ao cronograma correto a partir da confirmação do cargo ao qual aquele documento faz referência.

Inscrições

Sendo assim, temos que o período de inscrição para os interessados vai do dia 01 até o dia 30 de março de 2023. O preenchimento do formulário pode ser feito por meio do Site Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, onde haverá todo o passo a passo do processo.

Além do mais, para efetivar a inscrição, o candidato deverá quitar uma taxa no valor de $101,00 reais. O pagamento pode ser feito pelo próprio aplicativo bancário, em uma lotérica próxima ou em uma agência do banco do destinatário.

Remuneração

De modo geral, dentro do que se sabe sobre o concurso PM MG, os referentes salariais costumam ser bons e satisfatórios para os aprovados. Isso representa, inclusive, um dos motivos para que o processo seletivo seja, de certo modo, bastante disputado.

Assim, tem-se a remuneração inicial para o cargo de Soldado Combatente, em nível de escolaridade superior, de R$4.360,83 reais. Esse montante, posteriormente, pode variar seus números e chegar até R$11.037,14 reais.

Atribuições dos cargos do concurso PM MG

É notório que cada uma das especialidades citadas vai ter funções diferentes para contribuir com a instituição militar. No caso em questão, a tarefa primária será de policiamento ostensivo, com intuito de reprimir e combater a criminalidade no estado, em áreas previamente designadas.

Ainda, caberá ao novo servidor público, após a aprovação no concurso PM MG, garantir a ordem e a segurança pública, contando com ações que promovam os Direitos Fundamentais de todos os cidadãos. Com isso, tem-se a paz social como objetivo final das atribuições do cargo.

Provas do concurso PM MG

Dentre os processos seletivos abertos, aquele voltado para a admissão de Soldados Combatentes é o que vai aplicar a prova primeiro. Aliás, a data, divulgada no Edital Oficial, será no dia 07 de maio de 2023.

No teste, que é considerado a 1° etapa da avaliação, conterá 50 questões objetivas, com a distribuição feita da seguinte maneira: Língua Portuguesa (20 questões), Língua Inglesa (05 questões), Literatura (05 questões), Raciocínio Lógico e Matemático (10 questões) e Noções de Direito e Direitos Humanos (10 questões).

Nesse contexto, para ser selecionado, o candidato deverá alcançar uma posição de classificação dentro do número de vagas ofertadas. Além disso, obter um mínimo de 60% dos pontos atribuídos à prova.

Segunda e terceira etapas do concurso PM MG

Aqui, acontecerão as análises das aptidões físicas e psicológicas do participante pré-aprovado, sendo que ambas também possuem caráter classificatório e eliminatório no processo seletivo.

Via de regra, a terceira fase ainda é subdividida em três modelos avaliativos: o Controle Fisiológico (CF), a Avaliação Médica (AM) e o Teste de Capacitação Física (TCF).

Este último, por sua vez, é composto por mais 3 formatos de testagem de rendimentos, a saber: Força de Resistência Abdominal, com repetições em 30, Força de Resistência de Braços na Barra Fixa, com flexões estáticas e dinâmicas e Resistência Cardiorrespiratória, com uma corrida de 2.400 metros.

Resultados sobre o concurso PM MG

Segundo o último edital publicado, a previsão para a exposição do resultado é no dia 20 de novembro de 2023, que é a mesma data em que começará a convocação de matrículas.

Aliás, lembrando que para saber mais sobre o concurso PM MG, o documento oficial está aberto no site, onde poderá ser conferido alguns outros pré-requisitos de participação, como naturalidade brasileira e faixa etária maior que 18 anos. Confira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.