Um tipo de contrato de serviço é a “terceirização de serviços”, em que um consumidor de serviço contrata uma empresa intermediária para realizar um trabalho específico em seu nome. Segundo pesquisa realizada pela Fundação de Estudos Gerenciais, a terceirização aumentou 94% durante a pandemia e, desde então, continua crescendo anualmente. Por isso que hoje, indicaremos tudo sobre a terceirização de serviços.
Este método de prestação de serviços tem o potencial de gerar benefícios significativos para as empresas, pois podem contratar trabalhadores altamente qualificados a um custo razoável.
Isso vale até mesmo para áreas de alta prioridade, como finanças e tecnologia da informação, onde essa terceirização pode ajudar a reduzir custos significativamente.
Este artigo irá aprofundar o conceito de prestação de serviço, como funciona na prática e as vantagens e desvantagens que pode oferecer para o seu negócio.
O que exatamente significa “terceirização de serviços”?
Existem três entidades em jogo na terceirização de serviço: o tomador do serviço, o intermediário do serviço e o provedor do serviço. Um contrato de prestação de serviço entre a empresa captadora e o intermediário é retrabalhado nesse modelo para o intermediário colocar seus funcionários à disposição da empresa adquirente para realizar o serviço pactuado.
Observe que os funcionários da empresa prestadora de serviços não possuem vínculo empregatício com a contratante deles, pois todas as transações são realizadas pela empresa intermediária.
Por instância, empresa X, o consumidor, pode contratar a empresa de limpeza Y, intermediária de serviços, por meio de contrato de prestação de serviços para manter a limpeza de um de seus imóveis comerciais. A empresa Y disponibiliza os seus prestadores de serviços para o exercício dessas funções, ainda que não sejam empregados da empresa X.
Desta forma, a oportunidade de alavancar mão de obra especializada nas atividades complementares do negócio a um custo reduzido é uma grande vantagem da terceirização de serviços. Isso permite que a empresa se concentre em questões centrais enquanto terceiriza tarefas menos cruciais.
Além disso, uma ampla gama de serviços, desde arrumação geral, transportes, até áreas mais especializadas, como finanças e tecnologia da informação, podem ser terceirizada.
Quais são os desafios da terceirização de serviços?
Como em qualquer prestação de serviço, a terceirização vem com seu quinhão de desvantagens e desafios a serem superados. Apresentamos na sequência os dois principais:
Concorrência crescente
A concorrência entre os trabalhadores é possível. Às vezes, a impressão que se tem, é haver uma concorrência entre os funcionários da empresa, e os terceirizados, inclusive pelo fato de terem ordenamentos diferenciados para a realização das tarefas.
Isso pode ser evitado com uma gestão que valoriza a promoção de uma cultura de pertencimento e respeito a todos os colaboradores.
Gestão de fornecedores
Devido à novidade do modelo de serviço e à legislação que o acompanha, grandes corporações que terceirizam uma ampla variedade de serviços podem ter dificuldade de acompanhar todos os seus contratos e garantir que seus prestadores de serviços cumpram sua parte no acordo.
No Brasil, a partir da Lei 13.429/2017 (Lei da Terceirização), nada impede que uma empresa recorra à terceirização de serviços para atividades-fim. Dessa forma, deixando-a livre para terceirizar qualquer tipo de atividade que julgar conveniente.
Quais os principais benefícios da terceirização de serviços?
Considerando que o principal objetivo da terceirização de serviços é a redução de custos, o negócio normalmente incorrerá em custos mais baixos. Deste modo, mantendo tipos específicos de produção e prestação de serviços sob sua proteção, seja na forma de suprimentos ou atribuições de mão de obra.
Além disso, a empresa poderá contar com profissionais com especialização e com grande conhecimento na área em questão, por terem contratos uma empresa com grande conhecimento no assunto.
Entre os benefícios de terceirizar a prestação de serviços tem-se:
- aumento na produtividade;
- melhoria da gestão interna;
- menos desperdício;
- mais empregos criados;
- deixar a empresa focar no que ela faz de melhor;
- flexibilidade de funcionários com contratos sazonais;
- melhoria na qualidade dos serviços ou bens fornecidos pela empresa.
Existem muitos outros contextos em que a prestação de serviços é muito comum. Como exemplo, podemos olhar para o setor de contabilidade, onde ter trabalhadores qualificados à mão é essencial para atividades como controle de estoque e economia.
Além disso, é necessário em ambientes onde uma força de trabalho considerável é necessária para cobrir todos os turnos em uma ampla gama de responsabilidades. Por exemplo, paisagismo, bufê, mídia social e instalação de equipamentos.
Por fim, pode terceirizar quase todos os tipos de trabalho no Brasil, com exceção das funções de vigilante e transporte de valores. Visto que, para as quais é obrigatório que os trabalhadores possuam contratos pelo sistema CLT.