Saiba quais são os perigos da utilização da rede Wi-Fi pública - Notícias Concursos

Saiba quais são os perigos da utilização da rede Wi-Fi pública

Os usuários devem tomar cuidado para ter mais segurança

Muitas pessoas costumam utilizar a rede Wi-Fi pública, com seus notebooks, tablets e aparelhos celulares em shopping centers, cafés e parques. No entanto, é preciso ter uma certa atenção nestes momentos, visto que sua utilização pode comprometer a segurança de seus dispositivos, dados, e informações pessoais.

Todavia, pode parecer que entrar em uma rede pública seja inofensivo, mas a sua utilização pode ocasionar uma série de problemas aos usuários, que devem ser levados em consideração. É preciso saber como utilizar o Wi-Fi, de modo que não haja um comprometimento da segurança dos aparelhos conectados.

Deve-se observar que existem algumas situações onde os dispositivos do usuário estão em risco. Para se proteger, é necessário conferir se a rede é realmente segura, ou se ela pode ser um alvo fácil para hackers. O celular pode ser um alvo fácil para os desavisados, portanto, é preciso observar bem esta questão.

Uma boa estratégia, é conferir o nome do estabelecimento onde a rede Wi-Fi é utilizada. Pode-se perguntar ao atendente do local, ou a uma pessoa responsável e questionar se a rede é mesmo verdadeira. Não se deve conectar aparelhos a uma rede desconhecida, visto que pode ser bastante perigoso.

Uso seguro da rede Wi-Fi pública

Como falado anteriormente, não se deve utilizar uma rede Wi-Fi desconhecida. Se for necessário, o ideal é buscar por uma conexão que contenha uma senha para poder utilizar o sinal disponibilizado. Os sinais abertos podem ser bastante perigosos e comprometer os dispositivos utilizados pelos usuários.

Ao procurar por uma rede pública, o mais indicado é que se evite as conexões automáticas. Deve-se deixá-las desabilitadas. Se o aparelho celular puder utilizar dados móveis, é melhor e muito mais seguro. Caso for realmente necessário, o mais indicado é que se desconecte da rede utilizada assim que terminar.

Analogamente, uma outra maneira de se proteger o dispositivo é o de desativar o compartilhamento automático. Desse modo, é preciso tomar cuidado ao compartilhar documentos, fotos, mensagens e vídeos com outras pessoas. A rede pública não oferece a segurança necessária para tais ações.

Para desativar o compartilhamento automático, deve-se ir nas configurações do dispositivo. Aliás, para não comprometer a segurança dos aparelhos, é preciso evitar o acesso a sites e aplicativos de instituições financeiras, visto que não há uma certeza de que o equipamento está sendo ou não monitorado.

Rede Wi-Fi pública

É preciso saber que o aparelho conectado a uma rede Wi-Fi pública fica mais vulnerável a ações de terceiros, que podem ter acesso a todas as informações dos usuários. Além disso, é possível que pessoas má intencionadas enviem ao celular, por exemplo, arquivos maliciosos. Os usuários podem então sofrer golpes e fraudes.

Outra forma de garantir uma maior segurança na utilização da rede Wi-Fi pública, é evitar entrar em sites e plataformas onde se usa informações pessoais, como as redes sociais, em que é preciso logar e incluir uma senha. Deve-se evitar fazer transações financeiras e digitar senhas e dados bancários.

Quem deseja ter uma maior segurança em seus dispositivos móveis, pode também atualizar, sempre que possível, seu sistema. É uma maneira de garantir uma maior proteção aos aparelhos, visto que será feito um update regular em sua segurança. Aliás, o ideal é ter a versão mais nova do Android e iOS, por exemplo.

Em síntese, estas atualizações aumentam as barreiras de segurança dos dispositivos, oferecendo uma proteção adicional. Elas também consertam erros e falhas de segurança, tornando os aparelhos muito mais seguros. Esta é uma das melhores formas de se acabar com a vulnerabilidade dos equipamentos.

Conclusão

Ao utilizar uma rede Wi-Fi pública, pode-se garantir uma maior segurança instalando no dispositivo uma conexão de rede virtual privada (VPN). Em suma, ela é capaz de criptografar os dados dos usuários, protegendo-os mesmo se estiver sobre um ataque hacker. Estes preferem alvos fáceis e poderão deixar de tentar invadir o aparelho.

O mais importante é conhecer quais são os riscos inerentes da utilização de uma rede Wi-Fi pública, de modo a proteger os dispositivos. Em conclusão, seja por motivos pessoais ou profissionais, a necessidade de utilização desse tipo de conexão requer todo o cuidado e atenção dos usuários. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?