Saiba quais são as razões de se manter o nome limpo
Se você é uma das pessoas que estão com o seu nome na lista dos milhões de endividados ativos no Brasil, aqui vai um artigo preparado com uma série de bons motivos para limpar o seu nome.
Seguir uma vida financeira saudável também contribui para te manter longe de outros problemas, como uma onda desnecessária de estresse, podendo mudar de vida a partir do momento em que passa a ter todas as contas em dia.
A princípio, é preciso saber exatamente qual é o seu tipo de dívida. Muitas pessoas que estão com o nome sujo nem mesmo sabem qual foi a dívida que os colocou nessa situação. Isso pode acontecer quando você se muda de endereço e não tinha aquela conta no formato digital, esquecendo de pagar ela.
Consulte a situação do seu CPF no Serasa
É muito importante saber como está a relação do seu CPF com as dívidas, que pode ser consultada gratuitamente através do sistema Serasa Consumidor. Assim que você consultar a situação cadastral do seu CPF, vai ficar sabendo a quanto tempo está devendo, para qual pessoa e também o valor atual, que é sempre corrigido com encargos e juros.
Sabendo que você está na lista de consumidores com dívidas ativas, o mais recomendado é esperar até um evento “Serasa Limpa Nome”, que geralmente oferece grandes descontos para os consumidores quitarem as suas dívidas.
Confira como está a situação das suas dívidas e claro a opção que mais cabe no seu bolso. Após seguir todos os passos de negociação, só falta gerar o boleto. A empresa após receber o seu pagamento, iniciará o processo de baixa na sua dívida e em poucos dias úteis o seu nome estará limpo.
Motivos para não entrar novamente na lista do Serasa
Como você viu, ter controle financeiro é muito melhor do que se afundar nas dívidas. Então você pode conferir aqui alguns benefícios que poderá ter simplesmente por deixar o seu nome limpo.
Primeiramente, quem tem o nome limpo acaba facilitando as relações de qualidade, principalmente na vida pessoal. Ser transparente sobretudo com as suas famílias e evitar a geração de novas dívidas vai ajudar você a trazer mais harmonia dentro do ambiente doméstico.
Nunca gaste mais do que você ganha por mês
Na maioria dos casos, as pessoas que têm dívidas são aquelas que passam de sua capacidade mensal de orçamento, que em outras palavras acabam gastando mais do que ganham, além de fazerem isso mais do que um mês por ano.
Sempre que puder, compre as coisas à vista, garantindo descontos e geralmente tendo noção de que você terá condições de pagar aquela conta. E em relação ao cartão de crédito, jamais deixe de pagar o valor integral de sua fatura.
Para quem está com dívidas em aberto neste momento, a principal dica é ficar de olho pela Internet nos próximos eventos do Serasa Limpa Nome e começar a negociar as suas dívidas com as empresas que estiverem participando do feirão.