Na verdade, uma estrutura bem pensada impacta positivamente o negócio e seus resultados. No entanto, é típico que as organizações tenham dificuldades nesta fase, especialmente quando não existe um organograma estabelecido. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que é um organograma empresarial e porque ter um.
Um organograma é um método de organização de grupos dentro da companhia. Como tal, ele especifica a estrutura organizacional de departamentos, divisões e cargos com o objetivo principal de ajudar cada funcionário a realizar seu trabalho com eficiência.
Então, como parte do planejamento estratégico do negócio, essa “estrutura organizacional” deve abordar questões-chave como:
Em suma, essas respostas ajudarão na definição de metas e objetivos para cada equipe.
Além disso, uma representação gráfica da estrutura da organização, chamada de “organograma”, é desenvolvida colocando os funcionários em caixas e atribuindo-lhes títulos. Portanto, linhas são utilizadas para fazer a ligação entre esses funcionários para demonstrar as hierarquias existentes na empresa.
Não é incomum encontrar empresas com problemas significativos de processo, geralmente resultado da falta de alinhamento entre os funcionários e da incapacidade de definir quem são os líderes.
Como não há superior pré-determinado, o profissional fica sem saber a quem recorrer em caso de problema. Consequentemente, isso tem um efeito significativo na comunicação interna e é facilmente resolvido com o uso de um organograma.
Nesse momento, é o organograma que auxilia a esclarecer quais funções serão desempenhadas por quais profissionais, deixando a estrutura organizacional mais clara para todos da equipe.
Entre as principais justificativas da necessidade de ter um organograma estão:
Não é insignificante o número de empresas que lutam com baixa produtividade e resultados aquém das projeções. Muitos profissionais, incluindo muitos acadêmicos, acreditam erroneamente que não se sentem produtivos em seu trabalho.
Vários fatores, incluindo a falta de um organograma, podem contribuir para esse fenômeno. Ao elaborar essa estrutura, a produtividade aumenta. Ainda mais quando existe uma estrutura de negócios bem definida, para que todos saibam seu papel e como fazer as coisas.
A esperança é que haja mais comunicação entre os membros da equipe. Dessa forma, facilitando a solução dos problemas agora que o funcionário sabe com quem falar.
Para que o líder ouça as preocupações dos liderados, e que estes sejam ouvidos pelo líder, é fundamental que ambas as partes entendam o organograma.
Quando contratamos um profissional, precisamos prestar muita atenção em como ele se acomoda em sua nova função dentro da empresa para que se sinta acolhido e valorizado. Consequentemente, o organograma é útil para explicar como o negócio funciona, o que o funcionário será responsável e quem ele deve contatar em casos urgentes.
Pode ser mais simples fazer o organograma verbalmente e apresentar os líderes da empresa pessoalmente se a empresa for pequena. Mas uma organização maior provavelmente precisará fornecer algum tipo de material para apoiar a apresentação.
Ainda, é crucial para qualquer organização ter um controle firme de sua estrutura organizacional até o nível de funcionários individuais, a fim de garantir que todas as decisões necessárias sejam tomadas.
Aliás, definições como essas são necessárias mesmo em um negócio flexível. Pois, ajudam a manter as tarefas sob controle e promovem uma melhor comunicação entre os funcionários.
Existem três níveis principais: estratégico, gerencial e técnico. Mesmo que a hierarquia da instituição não seja particularmente forte, um organograma facilitará a compreensão do lugar de cada um.
Desse modo, os funcionários geralmente se sentem mais à vontade e confiam em seus superiores quando são informados sobre sua estrutura de gestão.
Uma cultura corporativa robusta é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Sendo assim, os trabalhadores geralmente preferem organizações que mostram que se preocupam com coisas como transparência e eficiência.
Isso ocorre porque os profissionais preferem trabalhar em ambientes bem organizados, onde tenham acesso imediato a dados relevantes. Dessa forma, o organograma ajuda a todos a entender como o local de trabalho está estruturado.