Um dos maiores desafios que um profissional da área de Direito deve superar para avançar na carreira é o exame da OAB. Por isso, entender como estudar para esta etapa é fundamental para aumentar suas chances de passar na prova.
Mesmo que você tenha que estudar sozinho, saiba que isso não diminuirá suas chances de passar na prova. No entanto, uma organização extra será necessária para que você conclua seus estudos dentro do tempo estipulado.
Portanto, se você pretende fazer o exame da OAB e quer saber como se preparar para ele, é só continuar com a gente até o final. Assim, você pode conferir todas as informações necessárias para alcançar esse objetivo.
Saiba mais sobre a OAB
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi uma autarquia federal criada em 1930 por meio do Decreto n.19.408/30.
Ela é regida pela Lei da Advocacia e é composta pelo Conselho Federal, Conselhos Regionais e Subcomissões. Além disso, a sua principal função é regular o exercício da advocacia no Brasil e proteger os direitos e privilégios dos advogados.
Para ser considerado advogado, o profissional deve ser graduado em um curso de Direito reconhecido pelo MEC e com aprovação no exame da OAB. Desse modo, este teste tem como principal objetivo, avaliar a preparação profissional e garantir a qualidade da entrada no mercado de trabalho.
Vale ressaltar que a aprovação no exame da OAB é requisito necessário para que o bacharel em Direito possa exercer a advocacia regularmente.
Veja dicas de como se preparar para o exame da OAB
Passar no exame da OAB é extremamente necessário para que o bacharel em Direito comece a dar início na carreira da advocacia. Porém, para se preparar adequadamente para a prova é de suma importância saber como ela funciona.
Então, a aplicação da prova ocorre por três vezes ao ano e tem duas partes: uma objetiva e outra discursiva, com duração de cinco horas cada.
No entanto, para ir a segunda fase o candidato deve primeiro ser aprovado na etapa objetiva. Então, por outro lado, se você não conseguir atingir o mínimo de pontos exigidos no segundo teste, poderá ainda refazê-lo e tentar mais uma vez.
A primeira etapa é composta por 80 questões de múltipla escolha que são divididas entre 17 áreas do direito, confira.
Ética, ECA, Direito Administrativo e Constitucional, Direitos Humanos, Direito Empresarial, Direito Do Trabalho e Processual Trabalhista, Direito Tributário e Ambiental, Direito Civil e Processual Civil, Direito Internacional, Direito Penal e Processual Penal, Direito do Consumidor e Filosofia Aplicada ao Direito.
Confira como é a segunda fase do exame da OAB
O segundo componente do exame da OAB é bem diferente do primeiro. Pois, nele constam quatro questões dissertativas juntamente com o desenvolvimento de uma peça processual.
No entanto, ao longo do processo de registro, o aprovado na primeira fase deverá selecionar uma área específica para preenchimento entre as seguintes opções:
Direito Penal, Direito Civil, Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Administrativo ou Direito Empresarial.
Para ser aprovado na segunda fase, o candidato deve obter aproveitamento mínimo de 60% da prova. Sendo que cada questão vale 5 pontos e a redação vale mais 5 pontos.
Vale lembrar que caso não consiga a aprovação na segunda fase, o candidato pode recorrer à repescagem do exame para tentar outra oportunidade de fazer apenas a prova prática.
Veja como se preparar para o exame da OAB
A melhor dica para quem vai começar a se preparar para o exame da OAB é dar início aos estudos com antecedência. Pois, as matérias aplicadas costumam ter um alto nível de dificuldade.
Sendo assim, a preparação para o exame da OAB exige calma e planejamento. Entretanto, matricular-se em um bom curso de especialização facilita muito o processo, pois os professores têm ampla experiência. Com isso, irão auxiliá-lo na elaboração de um cronograma de estudos personalizado.
Como já dissemos anteriormente, várias matérias apresentam pesos diferentes. Desse modo, isso se torna vital dar prioridade ao configurar seu cronograma.
Para alcançar o sucesso, você deve dedicar toda a sua atenção ao seu objetivo. Pois, simplesmente estudar não é suficiente é preciso também manter sua atenção focada nisso.
Agora que você já sabe como se preparar para o exame da OAB é só manter o foco nos estudos para garantir um bom resultado e obter a aprovação.