Saiba como reduzir seu tempo de prova
O tempo pode ser um grande vilão na vida de um estudante. Esse desafio está presente em muitas fases da carreira acadêmica, principalmente nas provas de concursos e vestibulares. Desse modo, saber organizar bem o tempo é um grande diferencial e pode garantir a aprovação. Além disso, ter sabedoria e gerenciar bem as tarefas potencializa o desempenho e otimiza a realização da prova.
Um erro comum é se prender em questões difíceis. Pensar muito em enunciados complexos compromete o equilíbrio emocional e tira tempo de outras questões. O importante é lidar com o tempo e torná-lo um aliado. É fundamental garantir a resposta de todos os quesitos propostos. Nesse sentido, há algumas dicas que podem ser úteis.
Como reduzir o tempo de prova?
Em primeiro lugar, é preciso se preparar previamente. Então, procure provas anteriores e treine através de simulados. A prática diária é o que vai ajudar o estudante a desenvolver as habilidades necessárias para responder a prova em poucos minutos.
Nesse sentido, sempre que possível reproduza o modelo de avaliação, inclusive a marcação do cartão de respostas. Se preparar com antecedência num ambiente sem pressão dá tranquilidade e aumenta as chances de sucesso.
Outra recomendação é deixar as quedas longas pro final. A estratégia é dar atenção aos enunciados mais fáceis e garantir pontos neles. Não se prolongue em perguntas que está com dificuldades. Seja humilde e prossiga para as próximas, mas não deixe de prestar atenção às alternativas.
No que se refere a provas de exatas, uma dica interessante é praticar contas e fixar fórmulas que encurtam os cálculos e levam a resposta certa com mais rapidez. Para os concurseiros da área fiscal, isso pode ser uma carta na manga. Além disso, se alimente de maneira equilibrada e beba bastante água durante a prova. Hidratar-se é fundamental para o bom desempenho do cérebro e para reposição de energia do corpo. Se possível, faça pausas curtas para respirar e aliviar a tensão.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!