Saiba como participar do estágio no IBGE

Confira aqui como é o processo para fazer parte do estágio no IBGE.

Se você é estudante e está em busca de uma oportunidade para colocar em prática aprendendo na sala de aula, uma boa opção é participar do estágio no IBGE. Afinal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece diversas vagas de estágio em diferentes áreas do conhecimento e em seus diversos escritórios espalhados pelo país.

Além de contribuir para o seu desenvolvimento profissional, o estágio no IBGE é uma ótima oportunidade para conhecer de perto a realidade socioeconômica do país e as metodologias de pesquisa aplicadas pelo instituto.

Então, não deixe de ler até o final, saiba como participar deste processo seletivo e garanta uma experiência enriquecedora para a sua carreira. Boa leitura!

Estágio no IBGE, saiba mais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu mais de 300 vagas de estágio, pois está esperando um novo concurso público. As inscrições começaram no último dia 8 de maio de 2023 e estão prontas para receber jovens com vontade de aprender e crescer na área de coleta e análise de dados.

Das 316 vagas disponíveis para estágio no IBGE, 189 são para ampla concorrência, 95 são para pretos ou pardos e 32 são para pessoas com deficiência. Durante o estágio, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em projetos de pesquisa e coleta de dados em diferentes áreas do instituto e participar de capacitações mensais para aprimorar suas habilidades profissionais.

Além disso, o estágio pode ser um ótimo caminho para uma carreira no IBGE, uma das principais instituições que fornecem informações estatísticas e geográficas para todo o país.

Inscrições para o estágio no IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas para estágio até o dia 23 de maio de 2023.

Os candidatos interessados devem se cadastrar no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) até as 21 horas do último dia de inscrição. Além disso, não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

Assim, os candidatos aprovados serão contratados em vagas para diversas áreas de atuação do IBGE, como estatística, administração, tecnologia da informação, design gráfico, entre outras. Ademais, o estágio terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.

Os estagiários selecionados receberão bolsa-auxílio mensal, além de auxílio-transporte e seguro de vida. O processo seletivo consistirá em análise curricular, prova virtual e entrevista.

Ou seja, esta é uma ótima oportunidade para quem visa adquirir experiência profissional em uma instituição renomada como o IBGE e desenvolver habilidades nas áreas de atuação da empresa.

estágio no IBGE- Reprodução Canva
estágio no IBGE- Reprodução Canva

O que faz um estagiário do IBGE?

Um estagiário do IBGE tem diferentes funções, dependendo do setor em que está sendo colocado. No entanto, todas as funções estão relacionadas à coleta, análise e interpretação de dados estatísticos.

Assim, o estagiário pode trabalhar em projetos que envolvem a pesquisa de dados do censo populacional, levantamento de informações sobre comércio exterior, produção e tecnologia, saúde e educação. Uma das principais funções é ajudar a coletar e verificar dados mediante entrevistas e pesquisas por telefone, e-mail ou pessoalmente.

Além disso, ele pode ajudar a planejar e organizar a logística das pesquisas, preparação de questionários e realização de análises de dados. Ademais, pode contribuir na atualização e manutenção do banco de dados do IBGE, bem como de sistemas e ferramentas de coleta de dados.

Ou seja, o estágio no IBGE pode ser uma ótima oportunidade para quem quer aprender sobre pesquisa e análise de dados. Bem como para desenvolver habilidades em áreas como comunicação, trabalho em equipe, organização e planejamento.

O trabalho pode ser desafiador, mas oferece uma oportunidade única de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e pesquisas em áreas importantes para o país.

Conclusão

A participação no estágio no IBGE é uma grande oportunidade para os estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos e vivenciar novas experiências profissionais. Afinal, com essa oportunidade, os estagiários têm a possibilidade de contribuir para a construção e aprimoramento de pesquisas e estudos relevantes para a sociedade brasileira.

Para participar do processo seletivo do IBGE, é importante estar atento às informações divulgadas no site da instituição. Além de cumprir os requisitos estabelecidos para a vaga e preencher corretamente o formulário de inscrição. Ademais, é preciso ter em mente que o estágio exige comprometimento, responsabilidade e disposição para aprender e contribuir.

O IBGE é uma das principais referências do país em levantamento de dados e informações estatísticas. O que torna o estágio uma grande oportunidade para quem deseja trabalhar em áreas relacionadas a ciências sociais, matemática, informática, entre outras.

Dessa forma, é uma experiência enriquecedora e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estagiários. Além de colaborar com a pesquisa e o planejamento do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.