Saiba como obter bons resultados nas provas e ser um concurseiro de sucesso

Confira dicas cruciais para a conquista da tão sonhada aprovação!

Não há mágica, simpatias ou ferramentas sobrenaturais que farão você ser aprovado em um concurso público. Porém, técnicas eficazes podem garantir que você tenha uma excelente colocação nas provas.

O segredo da aprovação está no modo como você otimiza as suas habilidades cognitivas para organizar, aprender e armazenar conteúdo. Portanto, é necessário que você adote uma técnica personalizada, com o objetivo de fixar na memória o que você já aprendeu até agora e, principalmente, ajude você a superar os seus pontos fracos. Afinal, do que adianta passar anos e anos estudando, ininterruptamente, se esse conhecimento não está sendo bem armazenado ou aproveitado por você?

Um bom salário e estabilidade são os principais motivos que levam os concurseiros a ingressarem nesta jornada.  Um salário razoável, cargos invejáveis, outrora com possibilidades de carreira e juntando tudo isso se pode resumir em uma única palavra: Segurança. Mas, “como escolher o concurso ideal para o meu perfil?.

Não adianta o indivíduo se inscrever em qualquer concurso, muitas vezes este é o motivo de pessoas não conseguirem o resultado esperado. Se lembrar da época da escola irá rever o quão bom era em determinadas matérias.  E sabe por que tinha notas tão boas? Simplesmente porque era interessante.

Veja também: Quais são os principais motivos de erros em provas de concursos? Saiba!

FOCO E DISCIPLINA

Quando nos empenhamos em fazer algo que gostamos o resultado é certo, por que nosso cérebro assimila isso ao prazer e sentimos cada vez mais vontade de ir além. Claro que qualquer pessoa que se dedicar e estudar muito irá conseguir passar em um determinado Concurso Público, mas fazer por fazer, pode causar frustrações no futuro. Ouvimos muitas reclamações de pessoas que conhecemos e dizem: “funcionário público é tudo igual”. Nesse contexto essa fala é pejorativa e agora sabemos o por quê.

São pessoas infelizes que fizeram escolhas infelizes e consequentemente fazem outras pessoas infelizes. Já viu aquela professora que apesar de não ter um salário alto ensina com amor às outras pessoas? Essa pessoa escolheu o concurso certo que simplesmente é o perfil dela.

A ESCOLHA CERTA

Um cargo adquirido por concurso público é praticamente vitalício, a pessoa precisa estar confiante de que é aquilo o que ela quer. Caso a pessoa ainda não saiba exatamente qual é o seu perfil profissional, aconselhamos que procure um site de análise de perfil profissional. Não é difícil encontrar e é gratuito. Junte o resultado da análise, mais desejo pela profissão, que dará tudo certo!

Quando tiver a certeza de que aquele trabalho o fará feliz, invista pesado nos estudos. Então, verá que assim como na época da escola, os estudos serão bem mais gratificantes e não será nenhum martírio estudar tanto.

COMO SABER MAIS SOBRE A VAGA

Fazer uma pesquisa sobre o tipo da profissão é também um ponto muito importante. Procure pesquisar o que de fato o cargo exige para saber se terá possibilidades de fazê-lo com excelência. Hoje, existem sete grandes possibilidades de concursos e que são muito boas por sinal:

  • Bancárias;
  • Militares;
  • Fiscais;
  • Administrativas

 

Todas elas apresentam oportunidades para diferentes níveis de escolaridades. A internet é uma excelente fonte de informações, se bem utilizada.

Mas há candidatos que se perdem, buscando o material perfeito, a técnica perfeita de estudo, o link “fantástico” com dicas imperdíveis, mas isso ocupa um tempo enorme e alimenta a sensação de que sempre falta alguma coisa. Focar no seu desejo e se empenhar somente sobre ele é fundamental.

Isso se chama FOCO. Focar em algo único o faz ter exclusividade, logo, não ficará perdido. Ter uma segunda opção é sim muito importante para que tenha mais de uma possibilidade. Porém, esta segunda opção não deverá ser algo que não tenha haver com o seu perfil. Unir o seu perfil profissional, juntamente a estudo e técnicas é igual a: estar na lista dos classificados do edital!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.