Não há mágica, simpatias ou ferramentas sobrenaturais que farão você ser aprovado em um concurso público. Porém, técnicas eficazes podem garantir que você tenha uma excelente colocação nas provas.
O segredo da aprovação está no modo como você otimiza as suas habilidades cognitivas para organizar, aprender e armazenar conteúdo. Portanto, é necessário que você adote uma técnica personalizada, com o objetivo de fixar na memória o que você já aprendeu até agora e, principalmente, ajude você a superar os seus pontos fracos. Afinal, do que adianta passar anos e anos estudando, ininterruptamente, se esse conhecimento não está sendo bem armazenado ou aproveitado por você?
Um bom salário e estabilidade são os principais motivos que levam os concurseiros a ingressarem nesta jornada. Um salário razoável, cargos invejáveis, outrora com possibilidades de carreira e juntando tudo isso se pode resumir em uma única palavra: Segurança. Mas, “como escolher o concurso ideal para o meu perfil?”.
Não adianta o indivíduo se inscrever em qualquer concurso, muitas vezes este é o motivo de pessoas não conseguirem o resultado esperado. Se lembrar da época da escola irá rever o quão bom era em determinadas matérias. E sabe por que tinha notas tão boas? Simplesmente porque era interessante.
Veja também: Quais são os principais motivos de erros em provas de concursos? Saiba!
FOCO E DISCIPLINA
Quando nos empenhamos em fazer algo que gostamos o resultado é certo, por que nosso cérebro assimila isso ao prazer e sentimos cada vez mais vontade de ir além. Claro que qualquer pessoa que se dedicar e estudar muito irá conseguir passar em um determinado Concurso Público, mas fazer por fazer, pode causar frustrações no futuro. Ouvimos muitas reclamações de pessoas que conhecemos e dizem: “funcionário público é tudo igual”. Nesse contexto essa fala é pejorativa e agora sabemos o por quê.
São pessoas infelizes que fizeram escolhas infelizes e consequentemente fazem outras pessoas infelizes. Já viu aquela professora que apesar de não ter um salário alto ensina com amor às outras pessoas? Essa pessoa escolheu o concurso certo que simplesmente é o perfil dela.
A ESCOLHA CERTA
Um cargo adquirido por concurso público é praticamente vitalício, a pessoa precisa estar confiante de que é aquilo o que ela quer. Caso a pessoa ainda não saiba exatamente qual é o seu perfil profissional, aconselhamos que procure um site de análise de perfil profissional. Não é difícil encontrar e é gratuito. Junte o resultado da análise, mais desejo pela profissão, que dará tudo certo!
Quando tiver a certeza de que aquele trabalho o fará feliz, invista pesado nos estudos. Então, verá que assim como na época da escola, os estudos serão bem mais gratificantes e não será nenhum martírio estudar tanto.
COMO SABER MAIS SOBRE A VAGA
Fazer uma pesquisa sobre o tipo da profissão é também um ponto muito importante. Procure pesquisar o que de fato o cargo exige para saber se terá possibilidades de fazê-lo com excelência. Hoje, existem sete grandes possibilidades de concursos e que são muito boas por sinal:
- Bancárias;
- Militares;
- Fiscais;
- Administrativas
Todas elas apresentam oportunidades para diferentes níveis de escolaridades. A internet é uma excelente fonte de informações, se bem utilizada.
Mas há candidatos que se perdem, buscando o material perfeito, a técnica perfeita de estudo, o link “fantástico” com dicas imperdíveis, mas isso ocupa um tempo enorme e alimenta a sensação de que sempre falta alguma coisa. Focar no seu desejo e se empenhar somente sobre ele é fundamental.
Isso se chama FOCO. Focar em algo único o faz ter exclusividade, logo, não ficará perdido. Ter uma segunda opção é sim muito importante para que tenha mais de uma possibilidade. Porém, esta segunda opção não deverá ser algo que não tenha haver com o seu perfil. Unir o seu perfil profissional, juntamente a estudo e técnicas é igual a: estar na lista dos classificados do edital!