Saiba como foi o último concurso BB

Hoje vamos te mostrar tudo sobre como foi o último concurso Banco do Brasil. Com a próxima edição a poucos dias de acontecer, é hora dos candidatos estarem preparados para conseguir uma boa colocação.

O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras mais importantes do Brasil. Por isso, é comum vermos muitos candidatos estudando para ingressar no quadro de funcionários do banco.

O último concurso do BB foi realizado em 2021 e hoje vamos contar tudo sobre ele. Quer saber mais? Então, não deixe de ler até o final, para não perder nenhum detalhe.

O edital do último concurso BB

O edital do concurso do Banco do Brasil foi publicado em 2021. Na ocasião, ofereceu 4.480 vagas para o cargo de Escriturário, dividido entre Agente da Tecnologia e Agente Comercial.

O salário para os aprovados era de R$ 3.022,37, para uma carga horária de 30 horas semanais.

Além disso, quem fosse aprovado no certame, também contaria com diversos benefícios condizentes com a função.

As etapas do último concurso BB

O edital do concurso Banco do Brasil de 2021 determinou a realização de quatro fases distintas, sendo elas:

  • Avaliação de Conhecimentos, através da aplicação de provas objetivas que foram de caráter eliminatório e classificatório, responsabilidade atribuída à Fundação Cesgranrio;
  • Redação, a qual também foi eliminatória e também sob a responsabilidade da mesma instituição;
  • Verificação da veracidade da autodeclaração prestada pelos candidatos pretos ou pardos, conforme previsto no subitem 4.2, também com caráter eliminatório e sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio;
  • Por fim tiveram os procedimentos admissionais e perícia médica, ambas com caráter eliminatório e sob responsabilidade do Banco do Brasil.

Número de candidatos inscritos

Segundo informações do Banco do Brasil, o número de inscrições para o concurso de 2021 foi bastante expressivo.

O certame contou com vagas para todos os estados, além do Distrito Federal, e recebeu quase 1 milhão e meio de inscrições no total.

Assim, foram mais de 1 milhão e 300 mil inscritos para as vagas de Escriturário Agente Comercial e mais de 130 mil inscritos para as vagas de Escriturário Agente de Tecnologia.

O número de inscritos foi bem superior ao do concurso anterior. Aliás, o certame havia registrado 726.169 candidaturas, sendo que 63.409 delas foram para vagas destinadas à PCD, na edição que ocorreu em 2018.

Quais são as atribuições de um Escriturário?

As mais de 4 mil vagas disponíveis na última edição do concurso BB eram destinadas ao cargo de Escriturário.

Sendo assim, é importante saber a função desses profissionais e quais são as suas atribuições dentro da instituição.

Os Escriturários Agentes Comerciais são responsáveis por atuar na área comercial do Banco. Assim, realiza atendimento aos clientes, oferecendo produtos e serviços, identificando suas necessidades e propondo soluções financeiras adequadas. Além disso, têm a responsabilidade de realizar prospecções, alocação de recursos e colaboração com a gestão de carteira da agência onde trabalham.

Já os Escriturários Agentes de Tecnologia são responsáveis por atuar na área de tecnologia do banco, realizando a manutenção dos sistemas usados pelos clientes e pelos funcionários. Além disso, desenvolvendo novas funcionalidades, realizando testes, correções e ajustes. Por fim, eles também são responsáveis pelo desenvolvimento de soluções para problemas técnicos enfrentados pela equipe de trabalho.

Sendo assim, ambas as funções têm papel fundamental no Banco do Brasil, porém, em áreas diferentes. De qualquer forma são focados em atender as necessidades dos clientes e garantir o bom funcionamento da empresa.

O que é preciso para participar do concurso BB?

O concurso BB é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar no mundo bancário. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio e ter idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.

Também é preciso ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso dos candidatos do sexo masculino.

Já para aqueles que desejam concorrer a vagas na área de tecnologia, é necessário ter formação em cursos específicos.

Além disso, é crucial estar bem informado sobre as etapas do processo seletivo, como inscrições online, provas objetivas e discursivas. Aliás, a preparação é fundamental para se destacar e conquistar a vaga desejada.

Conclusão

O concurso BB de 2021 foi um sucesso e trouxe a oportunidade para pessoas de todo o país ingressarem em uma das instituições financeiras mais importantes do Brasil.

Sendo assim, é fundamental que os candidatos que irão participar do próximo concurso que ocorrerá no próximo domingo (23 de abril), estejam atentos às informações e ao conteúdo abordado na última edição. Assim, é mais fácil para se preparar adequadamente para as provas.

O estudo, a organização e o comprometimento são fundamentais para se sair bem nas provas, e, assim, alcançar a tão sonhada aprovação. Portanto, é importante manter-se atualizado e preparado para os desafios que virão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.