Saiba como escolher uma boa franqueadora para investir seu dinheiro
Hoje falaremos sobre o que precisa saber antes de escolher uma franqueadora
Qualquer empresário que esteja considerando abrir uma franquia precisa conhecer os prós e contras de efetuar investimentos em franquias. A indústria de franquias é lucrativa para se investir, pois, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas no segundo trimestre de 2022, esse mercado movimentou mais de R$ 211 bilhões. Por isso que hoje, indicaremos como escolher uma boa franqueadora para investir seu dinheiro.
Primeiramente, você deve estar ciente de que investir em uma franquia significa ingressar em uma marca estabelecida e colher seus frutos.
Dessa forma, você pode vender mais de seus excelentes produtos e serviços para clientes mais satisfeitos. Portanto, você deve certificar-se de que a marca que você escolheu leva essas duas considerações antes de realizar uma compra.
Como escolher uma boa franqueadora para investir seu dinheiro
A decisão de entrar ou não em uma franquia agora pode ter profundas implicações para a economia brasileira. A análise precisa ser crítica: o potencial de lucro é alto, mas é preciso olhar além dos dados fornecidos pela franqueadora para perceber se o investimento é garantido.
Assim, selecionamos alguns conselhos de investimento em franquias para ajudá-lo a escolher uma boa franqueadora para trabalhar.
Avalie a marca, como os clientes estão satisfeitos com as ofertas de franquia e com que frequência eles retornam
Pesquisar a reputação online da marca é crucial. Analisar como uma franquia lida com as reclamações de seus clientes pode ser avaliada em sites como o Reclame Aqui.
Agora também é um bom momento para avaliar o tempo de permanência da franquia no mercado para ver se ela possui uma base de clientes estável ou em expansão. Afinal, se você está considerando comprar uma franquia, seu dinheiro seria mais bem gasto em uma marca conhecida e respeitada.
Agora, é também fundamental, avaliar se a franquia tem um pós-venda ativo, que estimule o retorno do cliente. Assim, conectar-se e ter sucesso entre esse grupo demográfico depende de sua familiaridade com o relacionamento da marca com seus consumidores.
Tenha um diálogo com as pessoas que fecharam ou venderam as suas unidades
Nesse sentido, o plano é investigar as causas dessa decisão, a fim de identificar eventuais problemas antes que a parceria seja finalizada. Na COF (Circular de Oferta de Franquia) deve ter incluso, os nomes, endereços e números de telefone de todos os atuais e antigos franqueados.
Isso permite que você tenha um diálogo aberto sobre a marca com esses indivíduos. Se os termos foram ou não cumpridos, se o negócio é lucrativo ou não e se as promessas feitas são genuínas ou não. Esta discussão deve incluir tantos franqueados atuais e antigos quando possível.
Além disso, é preciso conversar com outros franqueados para saber como ocorre o suporte da franqueadora, na prática, como é a rotina diária, possíveis problemas e viabilidade do negócio, pois o sucesso ou fracasso da franquia depende disso.
Avalie o suporte dado pela franqueadora
Uma boa franquia fornecerá treinamento contínuo para ajudar seus franqueados a terem sucesso. E além do treinamento inicial, não é incomum que o franqueador ofereça oportunidades de educação contínua, como seminários e conferências para os franqueados.
As reuniões não só ajudam a esclarecer como o negócio funciona, mas também oferecem excelentes oportunidades para realizar novas conexões. O franqueado deve participar do maior número possível de treinamentos e de parcerias estratégicas.
É comum que os franqueadores tenham um sistema interno para a gestão do negócio, e o franqueado deve saber utilizá-lo eficazmente. Na mesma linha, o franqueador fornece assistência para os esforços de marketing do franqueado.
Por exemplo, é prática comum o franqueador ter uma divisão separada dedicada exclusivamente ao marketing, a partir da qual cria conteúdo para os franqueados.
Conheça a COF da franqueadora para investir seu dinheiro
Conheça a COF (Circular de Oferta de Franquia) na íntegra, por ser um documento elaborado pelo franqueador que estabelece as relações entre franqueadora e franqueado, suas obrigações e seus direitos, além de dar uma visão clara, sobre:
- A lucratividade da franquia;
- Os processos operacionais envolvidos;
- O plano de negócios;
- A previsão de retorno do investimento;
- Responsabilidades de cada parte envolvida;
- Investimento necessário.
Analise o Contrato de Franquia
Se precisar de ajuda para entender o contrato de franquia, um advogado de franquia pode orientá-lo nos processos de leitura e análise. O Contrato de Franquia, normalmente entregue o mais tardar dez dias antes da assinatura inicial do contrato de franquia. Neste ponto de negociação, o potencial investidor já tomou ou está em processo de decisão de investir dinheiro em um negócio específico.
Procure clareza em todos esses pontos antes de escolher uma franqueadora para investir o seu dinheiro.