Notícias

Saiba como escolher o melhor modelo de ar condicionado do mercado

Com a chegada do verão, muitas pessoas sentem um calor intolerável. Dessa maneira, nada melhor do que ter um ar condicionado em casa, não é mesmo? Ele proporciona um ambiente com uma temperatura bastante agradável, sendo, portanto, um eletrodoméstico bastante procurado no mercado.

No entanto, muitos aparelhos consomem uma grande quantidade de energia elétrica, o que pode atrapalhar o orçamento. Um bom ar condicionado, deve oferecer aos seus usuários, uma boa temperatura e ter um grande custo benefício. Ademais, é importante que ele tenha uma boa durabilidade e resistência.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal de um ar condicionado deve ser de 23º a 26º C durante a estação de verão. Dessa maneira, o usuário economiza no gasto com a energia elétrica, e usufrui de todo o conforto térmico que o aparelho pode proporcionar.

É importante seguir as dicas e buscar um equipamento de acordo com as suas necessidades. Aliás, dessa maneira você terá um aparelho que irá tornar seu verão muito mais agradável. Comprar o ar condicionado errado pode dar muita dor de cabeça, portanto, deve-se conhecer um pouco sobre suas especificações técnicas.

Ar condicionado

A aquisição de um ar condicionado deve levar em conta suas reais necessidades, visto que a capacidade do aparelho é relacionada ao ambiente onde ele deverá ser instalado. Algumas pessoas compram um equipamento de baixo desempenho, por exemplo, e observam que ele não é o mais adequado para o ambiente.

Existem no mercado inúmeros modelos de ar condicionado, alguns geram uma maior economia, outros, apresentam inúmeras inovações tecnológicas, que devem ser consideradas. O fato é que o equipamento traz um grande alívio no verão, principalmente em um país quente como o Brasil.

Os equipamentos encontrados no mercado podem aspirar o ar quente do ambiente. Esse ar irá passar por uma serpentina que possui um ar frio. Haverá uma troca de calor, onde o ar é resfriado. O ar então é soprado para o ambiente onde o aparelho foi instalado, refrescando todo o espaço.

Neste momento, o ar condicionado faz os ajustes necessários para que a força de sua ventilação e a temperatura desejada sejam alcançadas. Vale ressaltar que existem três principais tipos de aparelhos encontrados no mercado, o Split, De Janela e o Portátil, cada um com suas características próprias.

Split

Os ar condicionados modelo Split são os mais difíceis de se instalar. Eles possuem duas partes, uma responsável pelo condicionamento de ar, ou motor, e a outra solta o ar para que haja um resfriamento do ambiente. Coloca-se normalmente o motor no lado externo do espaço de instalação, ou em um cômodo isolado.

De Janela

Os modelos de janela são ar condicionados menores, mais compactos. Sua instalação deve ser feita em uma janela, com esquadrias. É um aparelho bastante potente e eficiente na refrigeração do ambiente. Em sua instalação é importante que haja uma vedação preenchendo todo o espaço.  

Portáteis

Este é o aparelho mais prático, visto que não há a necessidade de se contratar um profissional especializado para instalar o equipamento. Ele também não altera a fachada. Para utilizá-lo é necessário utilizar um adaptador que fica no trilho da janela, com uma mangueira saindo para fora com o intuito de captar o ar ambiente.

Informações técnicas do aparelho

Antes de adquirir seu ar condicionado, é importante conhecer algumas especificações técnicas que podem ajudar a escolher o melhor equipamento, analisando suas características, em busca de uma boa economia e custo benefício. Deve-se observar suas reais necessidades antes de comprar o produto.

É preciso verificar qual é o BTUs (Unidade Térmica Britânica) que mostra a capacidade térmica do aparelho. Além disso, é necessário observar qual a sua tensão, se é 110 volts, ou 220 volts. Outra dica é olhar qual a etiqueta do Inmetro para saber um pouco mais sobre o seu consumo de energia elétrica.

Outra característica é a relacionada ao modo de funcionamento do aparelho. Pode ser conveniente comprar um equipamento quente frio, útil tanto no verão, quanto no inverno, sendo bastante prático. O modo de uso do ar condicionado também influencia no consumo de energia elétrica.