Até a última sexta-feira, 17, mais de 16,6 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial. Mas nem todos receberam o dinheiro ainda: muitos reportam estar com o cadastro ’em análise’ há mais de cinco dias – prazo estipulado pela própria Caixa Federal.
De acordo com a Instituição, até 20 de abril, 24 milhões de pessoas terão recebido o valor. Porém, alguns candidatos não receberam o valor ainda, por conta de falhas durante o cadastro.
Queixas de pessoas que precisam muito do auxílio emergencial
Entre as queixas relatadas aqui no Notícias Concursos, estão as de uma leitora, que diz: “O meu também está a 2 semanas em análise, na TV falam uma coisa, mas na realidade é outra!! Vi vizinhos meus que têm dinheiro e já receberam e a gente que realmente precisa ainda está em análise.”
E um leitor ainda comenta: “Fiz nos primeiros minutos e pelo que vi, todos que fizeram nos primeiros 20 minutos ainda está em análise… Sendo que pessoas que fizeram às 11 da manhã já tem 4 dias q recebeu… Minha vizinha fez ontem 16h e 5 da manhã de hoje já deu o aprovado dela.”
Outras queixas também variam entre a demora de receber uma resposta até a dificuldade de tirar dúvidas sobre a situação.
Até 5 dias para aprovação do auxílio emergencial: verdade ou mentira?
Quando o programa de auxílio emergencial foi lançado pelo governo federal, a Caixa informou que o beneficiário receberia o depósito na conta em até cinco dias úteis, após aprovação. Porém, trabalhadores afirmam que a espera já passou desses cinco dias.
Algumas pessoas ainda estão com o cadastro em análise, outras que já tiveram o cadastro aprovado, ainda não receberam, como Alan Souza, de Brasília (DF), diz que foi aprovado para o auxílio emergencial no dia 16 de abril, mas o valor não foi depositado na sua conta digital da Caixa. “Já liguei em todos telefones da Caixa, ninguém informa nada. Preencho todas as exigências do programa, porém a Caixa não efetuou o pagamento nem sequer solta alguma nota informando quando irá disponibilizar o valor”, relata Souza.
A Caixa afirma que os cinco dias úteis são uma estimativa e que a data de crédito do benefício na poupança ou conta é diferente da data de aprovação no site ou aplicativo, “por isso, recomenda-se acompanhar pela mídia ou site auxilio.caixa.gov.br o cronograma de depósitos em conta”.
Como prevenir que cadastro fique muito tempo ’em análise’
Uma coisa interessante é que, analisando o comentário do leitor já citado, que falou sobre a vizinha que fez o cadastro depois dele e já recebeu, é que pode se concluir que ele fez o cadastro às pressas, e pode ter preenchido dados incorretos, levando assim à uma análise mais demorada. Como a Caixa não permite (ainda) corrigir os dados, o cadastro pode ficar preso ’em análise’ por mais tempo do que deveria.
Para evitar demora na aprovação do auxílio, é muito importante fazer o cadastro prestando bastante atenção e revisando os dados informados. Mas se você suspeita ter errado no cadastro, o que fazer?
Tem como destravar o auxílio emergencial?
É possível resolver sim, este problema. Suspeita-se que muitas pessoas colocaram dados errados no cadastro, levando à atraso na análise. Até o momento não é possível corrigir os dados direto no aplicativo nem no site, porém, a Caixa Federal informa:
“Após o recebimento da análise efetuada pela Dataprev dos cadastros, caso necessário, será liberada funcionalidade para o cidadão efetuar edição de dados”.
Ou seja, sim, é possível corrigir os dados incorretos. Em outras palavras, é possível tentar novamente. Porém, a correção dos dados só será liberada depois de feita a análise dos dados já cadastrados.
Problemas no cadastro
Algumas pessoas nem mesmo conseguem se cadastrar. Por exemplo, para poder receber o benefício, o trabalhador tem que estar com seu CPF em ordem. Qualquer pendência vai aparecer no cruzamento de dados e pode inviabilizar o pagamento do auxílio.
Porém, há trabalhadores que afirmam estar com o CPF regular e não conseguem ter acesso ao benefício do governo federal.
Antônio Luís Rodrigues Paulino conta que está desempregado há três anos e tentou diversas vezes fazer o cadastro do auxílio emergencial, sem sucesso. “Dá que meus dados não conferem com a Receita Federal, sendo que tá tudo ok com meu CPF”, relata.
A Receita Federal recomenda insistir e tentar novamente “em diferentes períodos do dia”. Tentar à partir das 22h pode ser a solução, pois a partir desse horário há menos acessos. Segundo a Receita, o aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial apresentou um volume excessivo de acessos, que pode ter impedido o cadastramento de muitos beneficiários.
“Persistindo a impossibilidade na habilitação por pendência no CPF no aplicativo da Caixa, verifique se o seu CPF encontra-se na situação “Regular” por meio da consulta no site da Receita Federal”, orienta.
Outra mensagem que o trabalhador pode encontrar ao tentar se cadastrar para o auxílio emergencial é: “Erro. CPF na base do Cadun”. Essa mensagem indica que o candidato já está na base de dados do governo e vai ser automaticamente analisado para participar do programa.
Quem recebeu o benefício através do CadÚnico pode consultar o saldo e movimentar a grana pelo aplicativo Caixa Tem. Basta informar o CPF.
O auxílio emergencial depositado na conta poupança digital da Caixa precisa ser movimentado no prazo de 90 dias, ou vai retornar para o governo federal.
É recomendado ir à Agências da Caixa?
Não é possível fazer cadastro, nem corrigir dados do cadastro, nem sacar o valor do auxílio emergencial através das agências da Caixa.
Se tiver dúvidas sobre qualquer parte do procedimento para o recebimento do auxílio emergencial, é preciso consultar site, aplicativo ou os telefones 111, da Caixa, e 121, do Ministério da Cidadania. A ida até uma agência do banco não é recomendada, e pode expor o trabalhador a longas filas e ao risco de contágio do coronavírus.
Datas de pagamento do auxílio emergencial
São três calendários de pagamento diferentes:
- um calendário pago pelo governo é para quem recebe o bolsa família;
- um segundo calendário é para quem está no no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família;
- um terceiro calendário é para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa.
Os beneficiários inscritos no Bolsa Família têm um calendário que segue o dígito do NIS (Número de Identificação Social):
- Sexta-feira (17): – 1.926.557 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 2
- Segunda-feira (20): – 1.923.492 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 3
- Quarta-feira (22): – 1.924.261 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 4
- Quinta-feira (23): – 1.922.522 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 5
- Sexta-feira (24): – 1.919.453 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 6
- Segunda-feira (27): – 1.921.061 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 7
- Terça-feira (28): – 1.917.991 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 8
- Quarta-feira (29): – 1.920.953 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 9
- Quinta-feira (30): – 1.918.047 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 0
Calendário geral
O auxílio emergencial vai ser pago para os trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs. Saiba como deve ser o calendário de pagamento para todos os trabalhadores que têm direito ao auxílio:
Primeira parcela – paga em abril
Será paga da seguinte forma:
- Os cidadãos que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal, já receberam na última quinta-feira (09 de abril).
- De 14 a 17 de abril: vai ser pago quem está no Cadastro Único, que não recebem Bolsa Família e também não tem conta na Caixa ou no BB. No dia 14, o dinheiro sai para nascidos em janeiro. No dia 15, será pago para nascidos em fevereiro, março e abril. No dia 16, sai para quem nasceu em maio, junho, julho e agosto. No dia 17, o valor será pago para os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.
- Últimos 10 dias úteis de abril: Reservados para beneficiários do Bolsa Família, conforme cronograma já previsto no programa;
- Em até 5 dias úteis após inscrição no aplicativo ou pelo site, o dinheiro estará disponível para trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único nem no Bolsa Família.
Segunda parcela – Abril e Maio
Vale lembrar que, a partir desta parcela, os pagamentos serão realizados conforme o mês do aniversário do trabalhador, informou a Caixa. Será paga da seguinte forma:
- Os cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único, mas que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial: vai receber entre 27 e 30 de abril. No dia 27 vai ser depositado o dinheiro daqueles nascidos em janeiro, fevereiro e março. Dia 28 será para quem nasceu em abril, maio e junho. No dia Dia 29 recebem os aniversariantes de julho, agosto e setembro. No dia 30, os pagamentos serão para os nascidos em outubro, novembro e dezembro.
- Os Beneficiários do Bolsa Família: vão receber nos últimos 10 dias úteis de maio, seguindo o calendário regular do programa.
Terceira parcela – Maio e Junho
- Os cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único, mas que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial: vai receber entre 26 e 29 de maio. No dia 26 vai ser pago o dinheiro daqueles nascidos em janeiro, fevereiro e março. No dia 27 de maio será pago aos nascidos em abril, maio e junho. No dia 28, o valor sai para os aniversariantes de julho, agosto e setembro. No dia 29 de maio, os pagamentos vão ser para os nascidos em outubro, novembro e dezembro.
- Os benefícios do Bolsa Família vão receber nos últimos 10 dias úteis de junho, conforme calendário regular do programa.
Cadastro no auxílio
- Site: auxilio.caixa.gov.br
- Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial
O benefício será pago por três meses e pode ser prorrogado caso a crise do novo coronavírus se estenda.
Conheça as principais dificuldades para cadastro e recebimento do auxílio
1) Erro no preenchimento de dados
Na hora de preencher as informações no site ou no aplicativo da Caixa para pedir o auxílio emergencial é preciso ter muita atenção. Uma informação incorreta ou incompleta pode fazer o sistema negar o benefício.
Como corrigir
Se esqueceu ou preencheu errado algum dado, é preciso esperar o primeiro pedido ser analisado para tentar novamente. A Caixa afirma que está trabalhando para disponibilizar a edição de dados para quem já teve o pedido analisado.
Depois de preencher o cadastro, o programa da Caixa mostra o resumo dos principais dados. Aproveite esse momento para conferir atentamente. Se alguma informação estiver incorreta, volte para corrigi-la antes de enviar o pedido.
2) Resposta que não chega
Se você já estiver cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) até 20 de março de 2020 ou recebe o Bolsa Família, será feita uma análise automática. Se cumprir os requisitos do auxílio emergencial, vai receber o valor de acordo com calendário anunciado e na conta informada.
As famílias beneficiárias do Bolsa Família vão receber uma mensagem específica no extrato de pagamento, com informações sobre o recebimento do auxílio. Os demais trabalhadores devem acompanhar o site ou o aplicativo do programa, na opção “Acompanhar Solicitação”, para conferir o resultado da análise ou verificar na conta informada no aplicativo ou na conta poupança social digital da Caixa se o crédito foi depositado
O que poderá aparecer
Em Análise
Aprovado
Reprovado
Prazo
A Caixa informa que a data de crédito do benefício na poupança ou conta é diferente da data de aprovação no site/app, por isso, recomenda acompanhar pela mídia ou site auxilio.caixa.gov.br o cronograma de depósitos em conta. Outra opção para verificar se teve o auxílio concedido é pelo telefone 111, disponível de 7h às 21h, todos dias.
Atenção! Se você receber o auxílio emergencial na conta poupança digital da Caixa, e não movimentar a conta no prazo de 90 dias, o valor do auxílio retorna para o governo federal.
3) CPF consta como inválido
Quem tenta fazer o cadastro no site ou no aplicativo da Caixa e é informado de que o CPF está inválido, pode consultar suas informações no site da Receita Federal, pois os dados inseridos no aplicativo e no site devem estar iguais aos que estão na base da Receita.
As mães chefe de família precisam informar os dados dos filhos e netos, incluindo o CPF, para receber o auxílio.
Como corrigir CPF inválido
Se você regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente, aguarde, pelo menos, três dias e tente novamente fazer a solicitação do auxílio
Se o seu CPF está irregular, consulte o site da Receita Federal para fazer a regularização
CPF com dados errados (para pessoas físicas que mudaram de endereço, alteraram o nome seja por razões de casamento ou divórcio, precisam informar sua naturalidade, ou precisam corrigir alguma informação cadastrada)
- Acesse o link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/alterar/default.asp
- Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados e, em seguida, clique no botão “ENVIAR”
- Digite as letras que aparecem na imagem e clique em “OK”
CPF suspenso
- No site da Receita Federal selecione o botão “REGULARIZAR CADASTRO CPF”
- Selecione “Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa” ou digite o link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp
- Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados e, em seguida, clique no botão “ENVIAR”
Para quem ainda não tem CPF
Para atender aos beneficiários do auxílio emergencial, a Receita Federal está realizando a inscrição no CPF para pessoas de qualquer idade por e-mail e de forma gratuita.
No estado de São Paulo, quem precisa tirar o CPF ou fazer o documento para os filhos, deve enviar o pedido e os documento para o email atendimentorfb.08@rfb.gov.br
4) Serviços indisponíveis
Desde o lançamento do auxílio emergencial, interessados no benefício relatam dificuldades em acessar site, aplicativo e telefone de dúvidas do programa e no Caixa Tem, a conta-poupança digital da Caixa.
A instabilidade foi reconhecida pela Caixa, que afirma estar implementando melhorias para melhorar o atendimento, ampliando a capacidade de acessos simultâneos.
O que fazer
- Evite horários de maior acesso, como entre às 5h e às 7h
- Se tentar acessar e o sistema der erro, aguarde e tente novamente meia hora depois.
Contato com a Caixa
Atendimento ao cidadão: 0800-7260207
De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h
Suporte Tecnológico a aplicativos e site: 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-7260104 (Demais regiões)
SAC Caixa: 0800-7260101
De segunda a sexta-feira (dias úteis), de 9h às 21h e sábado, de 9h às 15h
Ouvidoria Caixa: 0800-7257474, para reclamações não solucionadas.
O atendimento ocorre em dias úteis, das 9h às 18h.