Dicas para direcionar o seu currículo
Direcionar o seu currículo é fundamental para seu sucesso no mercado profissional. Por isso, veja algumas dicas para direcionar o seu currículo e aumentar as suas chances de ser convidado para uma entrevista de emprego.
Atente-se a construção do documento
A construção do seu currículo diz respeito a todos os pontos pertinentes, ou seja, a imagem do documento e a maneira como você insere as informações.
Sendo assim, você deve se atentar a construção do documento, no que diz respeito ao tamanho da fonte, a visualização e o tamanho do currículo, já que não é interessante que você tenha um currículo de muitas páginas.
O currículo deve ser feito de forma assertiva e sucinta
Além disso, a construção do documento se refere também às informações. Sendo assim, essa construção também diz respeito à maneira como insere as informações. Por isso, o currículo deve ser feito de forma assertiva e sucinta. Pois, os pontos do currículo servirão de base para que o entrevistador explore a sua experiência profissional em uma possível entrevista de emprego.
A ordem das informações
Não há uma regra exata para que você insira as informações. Porém, há um consenso sobre elas. Sendo assim, insira seus dados pessoais. Lembrando que deve evitar e-mails que contenham palavras pejorativas, apelidos ou diminutivos. Bem como, os seus dados de contato devem estar atualizados. Além disso, você deve inserir o objetivo.
A construção mais importante dentro do seu currículo é a experiência profissional. No entanto, também deve inserir as informações referentes a sua trajetória acadêmica.
Informações em ordem e atualizadas
Essas informações devem ser inseridas em ordem cronológica inversa. Ou seja, você deve inserir a sua formação atual ou última. Bem como, o seu emprego atual ou último. Posteriormente, deve inserir as informações anteriores.
Todavia, nos dois casos, não é necessário que você inclua o histórico de fato. Já que é importante que você coloque os pontos relevantes e os mais atualizados. Além disso, você pode inserir outras informações pertinentes, como cursos e atividades que demonstrem o seu potencial.
Analise os dados do seu currículo como se fosse uma pessoa sem informações sobre você
Analise o seu currículo de forma holística. Ou seja, você deve procurar analisar o seu próprio currículo como se você fosse uma outra pessoa que não possui informações sobre você, além desse documento. As informações estão assertivas?
Dessa forma, poderá analisar a construção dessas informações e se preparar para uma entrevista de emprego, já que ela será o resultado dessa construção direcionada.