Com as recentes atualizações em sua versão para computadores, o WhatsApp permite aos usuários acessarem suas contas mesmo que o celular esteja desligado ou quebrado. Todavia, é necessário que já esteja conectada no WhatsApp Web em algum computador.
Enquanto o login estiver vinculado ao dispositivo, é possível acessar a conta, ler o histórico de mensagens e enviar mensagens. Sendo assim, se possui o acesso salvo no computador, basta abrir o WhatsApp Web ou WhatsApp para desktop e esperar carregar.
Todavia, caso não esteja com a conta do mensageiro logada a nenhum computador, não há possibilidade de usar o seu WhatsApp caso o seu celular tenha desligado ou quebrado.
Antes das melhorias, o celular precisava estar conectado a uma rede Wi-Fi para usar o WhatsApp Web. Mas, com a chegada da função de Múltiplos Aparelhos, implementada em 2021, a conexão à internet não é mais necessária.
Além disso, o recurso permite que o WhatsApp Web seja utilizado por até 14 dias sem usar o aplicativo no celular. Ultrapassado esse prazo, a conta é desconectada dos dispositivos. No mais, é preciso usar o celular para conectar a um novo aparelho.
Muitos usuários do WhatsApp não sabem que um áudio excluído pode ser recuperado. No entanto, no próprio aplicativo é possível encontrar a mensagem de voz de duas formas diferentes.
Para ter acesso ao áudio novamente são disponibilizados dois métodos pelo próprio dispositivo. O mais fácil e rápido é através da conversa em que o áudio foi enviado, já o segundo é o mais trabalhoso, pois é preciso buscar no gerenciador de arquivos do celular.
Abra a conversa em que o áudio estava e faça o download da mensagem de voz novamente. Para evitar de procurar a mensagem no chat e poupar ainda mais tempo, nas configurações da plataforma de mensagens clique em “Gerenciar armazenamento”.
Através dele é possível encontrar todas as conversas. Selecione o contato em que trocou o áudio e entre na mídia para ver todas as mensagens enviadas, inclusive o áudio. Classifique a ordem para o mais recente e busque pela mensagem de voz perdida.
O dispositivo possui uma pasta de armazenamento com todos os arquivos de mídia enviados ou repassados pelo aparelho, separando por aplicativos. Neste sentido, encontre a pasta do WhatsApp e busque pela conversa. No entanto, vale ressaltar que o trabalho será maior.
O usuário terá que clicar em todos os áudios para descobrir qual é o que procura. Isso porque, não existe forma de identificar de qual conversa é, mesmo que mude a ordem dos arquivos. Apenas a data de envio é disponibilizada.