Normalmente os descontos são utilizados para a conquista de clientes uma vez que, eles se sentem mais valorizados. Além disso, é muito utilizado como uma estratégia de venda. Por isso, hoje nós vamos ensinar como calcular descontos de produtos de maneira a não causar prejuízos.
Normalmente os descontos ajudam na hora de fidelizar os clientes e de trazer melhorias nas experiências de compras. Mas é preciso cuidar para que o seu negócio não tenha prejuízos, se os descontos não forem bem calculados.
O que é preciso avaliar numa empresa antes de estabelecer a estratégia de desconto?
Avalie alguns pontos na empresa antes de criar estratégias de desconto. Como por exemplo:
- Margem de lucro: para calcular a margem de lucro é preciso avaliar os custos de produção, a mão de obra e o funcionamento da empresa. Assim para calcular a lucratividade de um produto é preciso calcular a diferença entre o preço final e os custos envolvidos;
- Fluxo de caixa: faça uma análise de forma criteriosa para, assim, possibilitar saber a verdade sobre a saúde financeira da empresa. Se o fluxo está baixo, é preciso aumentar a quantidade de vendas e desta forma, não é recomendado que seja feita uma política de descontos muito altos. Mas se o fluxo de caixa está bom, e você quer aumentar a quantidade de clientes, as promoções são fundamentais nesta situação.
Quais são as situações em que é uma estratégia acertada oferecer descontos?
Existem situações específicas em que oferecer descontos é uma estratégia acertada. Por isso, apresentamos algumas delas para que você proponha estratégias de descontos diferenciados:
Oferecer descontos com a intenção de fidelizar clientes
Todo cliente gosta e se sente valorizado a partir de estratégias básicas de descontos como: um cartão fidelidade, prêmios para pessoas que compram com maior frequência nas lojas, entre outros. Outra opção eficiente de fidelizar clientes, é oferecer descontos considerando o ticket médio das compras.
Use os descontos também para situações em que existe a indicação de novos consumidores para a empresa. Dessa forma, quando o cliente indica a pessoa quem informou sobre os produtos, esta pessoa na próxima compra irá receber descontos específicos.
Oferecer descontos em datas comemorativas
É de extrema importância para o empreendedor estabelecer um calendário comercial que contenham datas importantes que envolvem o seu ramo de negócios.
Por exemplo, se a sua empresa for do ramo de comercialização de chocolates, é bem provável que o seu calendário envolva datas como: Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal.
Não esqueça também de oferecer pequenos mimos em datas específicas como: aniversário do cliente, dia do cliente, Dia da Mulher entre outros.
Oferecer descontos para queima de estoque
Existe o ditado: “estoque cheio é dinheiro parado”. Além disso, causa prejuízos e eleva os custos de armazenagem. Assim, para diminuir o estoque, oferecer descontos na forma de liquidação é uma excelente opção.
Saiba como calcular descontos de produtos:
Para calcular os descontos de produtos é preciso ter claro qual é a margem mínima de lucro a ser aplicada. Também vale para os custos envolvidos em cada produto além dos custos fixos da empresa.
Veja o exemplo:
Uma empresa que comercializa camisetas, vende cada uma a R$ 15,00, tendo como margem de lucro, 40%. Assim, o empreendedor tem como lucro 6% em cada produto comercializado.
Neste caso, para o negócio não trabalhar no prejuízo, é preciso que tenha lucratividade mínima de 20%. Isso resulta num lucro de R$ 3,00.
Sendo assim, é possível aplicar um desconto de 20%, e o preço final do produto seja de R$ 12,00.
Recomenda-se um planejamento anual para oferecer descontos, percebendo principalmente a sua importância para a empresa: aumentar as vendas e conquistar clientes.
A recomendação é que haja um planejamento anual para oferecer descontos. Por isso, perceba aqui, principalmente, a sua importância para a empresa: aumentar as vendas e conquistar clientes.
A prática de descontos precisa estar bem alinhada com o seu ramo de negócio e, principalmente, que você tenha um gerenciamento das finanças da empresa utilizando ferramentas de gestão. Neste caso fica mais fácil você ter controle sobre o seu fluxo de caixa e apresentar descontos que sejam satisfatórios para os seus clientes.
Oferecer descontos é coisa séria e precisa de boa análise. Dessa forma, não há prejuízo para a empresa.
Por fim, saiba precificar bem o seu produto, e desta forma, é possível aplicar um bom valor de desconto nas promoções.
Esperamos que com as dicas de hoje você possa calcular com maestria os futuros descontos ofertados em seu negócio, pois, assim, certamente chamará a atenção do público! Boa sorte!