Mais de R$ 200 bilhões foram negociados na indústria brasileira de bebidas naquele ano. Esses números do Sindicato CervBrasil demonstram a força do setor e indicam que ele continuará crescendo pelo menos até 2023. Você quer saber como abrir uma franquia de bebidas em rápida expansão. Continue lendo para conhecer algumas oportunidades de investimento nessa área.
Este é um mercado fervilhante com muito espaço para novos negócios florescerem.
Indicadores da indústria brasileira de bebidas
Os números de bilhões de dólares em 2022 são algo que os empresários devem observar. Portanto, é uma indústria que vale a pena investir dinheiro. O consumo médio anual de cerveja entre os brasileiros é de 62 litros. Portanto, é inegável que há espaço para expansão neste mercado.
Mas o empresário precisa ter cautela antes de lançar um empreendimento de venda de bebidas, e é isso que discutiremos agora.
Como abrir um negócio de sucesso na indústria de bebidas?
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer se quiser ter sucesso na indústria de bebidas é ter certeza de que esse é o campo para você.
Como iniciar um novo negócio requer um comprometimento de tempo significativo, você deve considerar cuidadosamente se esse é um mercado que lhe interessa e promete fornecer um trabalho satisfatório.
Da mesma forma, considere que tipo de estrutura de negócios funcionaria melhor para você. Seja por meio de vendas em plataformas de mídia social ou interação face a face com os clientes. Por outro lado, a localização é importante: saber medir o poder de compra das pessoas da sua área de atuação é fundamental.
Assim, procure uma empresa que possa se diferenciar da concorrência, seja pelo preço ou pela qualidade. Ou, alternativamente, tenha uma ampla seleção de produtos disponíveis, com opções de envio facilitadas.
Existem no mercado opções de bebidas alcoólicas, além de bebidas não alcoólicas como sucos de frutas naturais e chás. O proprietário da empresa precisa avaliar as várias opções e escolher aquela que funciona melhor com seu histórico e com o mercado local.
Localização
Considere o potencial da região e as lacunas do mercado para decidir sobre a abertura de uma loja de bebidas lá.
Nesse sentido, um negócio puramente de vendas, especialmente aquele que envolve entrega, pode ser mais atraente. Em outras áreas, porém, a venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como um bar, pode representar uma oportunidade de negócio mais lucrativa. Sem assumir que sempre se tem uma passagem decente de classe média.
É fascinante haver tantos tipos e formatos diferentes de empresas para escolher. Isso porque você terá uma ideia muito melhor do tipo de público que está tentando alcançar na área em que trabalhará.
Se você tiver um conhecimento mais profundo dos nichos e oportunidades disponíveis, poderá investir seu dinheiro em um negócio com mais segurança e maior potencial de crescimento.
Saiba como abrir uma franquia de bebidas em 2023
O modelo de negócio de franquia tem muitas vantagens, e as etapas envolvidas no início de uma franquia de bebidas são fáceis e rápidas de executar.
Para iniciar uma franquia de bebidas, o proprietário de uma empresa deve primeiro determinar qual marca é adequada para ele. Assim, você deve avaliar o modelo de negócios mais adequado para si mesmo.
Após fazer uma pesquisa sobre as várias opções de rede de franquias existentes, entre em contato com aquelas que se destacam para você.
Depois disso, eles enviarão a você uma circular de oferta de franquia (COF). Informações sobre as operações da franquia, incluindo custos iniciais, serviços de suporte e muito mais estão incluídas neste documento.
Tire todas as dúvidas sobre o modelo de negócios da marca entrando em contato com o franqueador. Se possível, visite uma unidade e os franqueados da marca.
Quando ambas as partes concordam, é hora de assinar o contrato de franquia e começar a trabalhar juntos.
Nesta conjuntura, o franqueador fornece assistência para decidir onde abrir a loja no território. Ou algum espaço próximo ao público-alvo da marca.
Os franqueados passam por um treinamento semelhante para aprender o funcionamento interno da franquia e como fornecer o gerenciamento e o marketing mais eficazes para o negócio.
Finalmente, com a ajuda dos recursos do franqueador, é hora de lançar sua franquia de bebidas.