Para quem ainda não conhece, a conta gov.br consiste em um atalho para o cidadão acessar os serviços públicos disponibilizados pelo Governo Federal. Por meio dela é possível se conectar a CNH Digital, Carteira de Trabalho Digital, o Meu INSS, entre outros.
Através do aplicativo gov.br, é possível emitir documentos digitais, como o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.
CNH Gratuita 2022: ÚLTIMO dia para conquistar sua habilitação de graça! São 5 MIL vagas!
A plataforma é periodicamente atualizada pelo governo para melhor atender o público brasileiro. Atualmente, não é nem mesmo necessário inserir o login e senha para acessar a conta, basta utilizar o QR Code que permite a autenticação.
A abertura da conta não gera custos ao cidadão, podendo ser realizado em poucos passos por meios digitais. Veja:
APROVADA medida que fixa o novo salário mínimo de 2022; veja o valor
A conta gov.br possui três níveis de segurança e acesso, sendo eles o bronze, prata e ouro. O cidadão tem essa informação assim que termina de criar a conta. Todavia, na maioria das vezes a conta começa no nível bronze, que dá apenas acesso a serviços parciais do governo.
No caso do login nível “prata” ou “ouro”, é exige o acesso por meio do reconhecimento facial, permitindo contatar serviços bancários, ou seja, mais complexos como o resgate de valores esquecidos nas instituições financeiras.
Contudo, caso esteja interessado em aumentar o nível da conta, será preciso seguir algumas instruções ou entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.
Governo paga Auxílio Brasil, 13º salário do INSS e FGTS hoje; veja como receber