Rosa do deserto preta: como cuidar desta raridade
Hoje falaremos tudo o que precisa saber para cuidar da raríssima rosa do deserto preta.
A singularidade da beleza da rosa-do-deserto preta aumentou sua demanda entre os entusiastas da jardinagem. O nome científico para esta flor rara é Adenium obesum. Por isso que hoje, indicaremos como cuidar desta flor rara em sua casa.
Características da rosa-do-deserto preta
Pertencente à família das Apocynaceae, a rosa-do-deserto preta tem sua origem na África do Sul. Em seu ambiente nativo, pode atingir uma altura de 4 metros, enquanto em uma casa ou apartamento, atingirá no máximo 20 a 40 centímetros. A sua forma indica uma pequena árvore, tornando-se um excelente componente de um belo jardim.
Considerando a sua origem sendo de um local no qual a temperatura é muito quente, sua adaptação é melhor em ambientes de clima tropical. Além disso, tem o maior caule em sua base, o que é perfeito para armazenar água ordenadamente. Se bem cuidada, uma rosa do deserto florescerá por quase 20 anos.
Como cultivar a rosa-do-deserto preta para ter uma vida longa?
Como qualquer outra planta, requer cuidados especiais para uma vida longa e saudável. Para cultivar a rosa-do-deserto preta, as seguintes precauções são importantes:
- Rega: a planta exige que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. Assim, para saber o momento da rega, é preciso verificar se o solo está seco ou úmido;
- Preparativos da terra: como a planta exige bastante rega, é preciso considerar que a terra tenha uma boa drenagem. Assim, coloque no fundo do vaso, pedaços pequenos de telha, brita ou outro material que facilite a drenagem;
- Local apropriado: a planta prefere iluminação direta e bastante. Prefere ambientes mais quentes, com temperatura mínima de 14°C. Se o seu local de moradia for um apartamento, procure deixar a planta próxima a uma janela, em que a luz do sol entre por algumas horas do dia;
- Quantidade diária de sol: a planta exige no mínimo 6 horas de sol diariamente, de preferência no período da manhã, ou no final da tarde;
- Como fazer mudas: as mudas podem ser obtidas via sementes, ou estacas. Para plantar as sementes, tenha sempre em mãos, ferramentas de jardinagem. Se preferir usar as estacas, plante-as na terra e aguarde formar as raízes.
Esta planta possui muita toxicidade em sua seiva, por isso, ao manuseá-la, procure utilizar luvas nas mãos.
Além disso, procure manter a planta sempre longe de crianças, animais domésticos e pássaros.
Como manter o preto da rosa-do-deserto por mais tempo?
A rosa-do-deserto preta é de origem de locais onde a temperatura é mais alta, então, para manter o preto por mais tempo, evite deixar a planta em locais sem luminosidade, e com temperaturas baixas. Estes fatores farão com que a planta mude a sua cor, e perder a sua singularidade.
Estas plantas queimam as suas flores com maior facilidade, a partir da incidência do sol, por isso, quando os botões estiverem grandes, e prestes a abrir, retire a planta do sol, e coloque na sombra, mas iluminado.
Como e quando podar a rosa-do-deserto preta?
A poda da planta não é obrigatória, mas se for feita, pode fazer com que a planta fique bonita e com muitas flores. Entre os benefícios da poda na rosa-do-deserto preta tem-se:
- Maior quantidade de flores;
- Multiplica a quantidade de ramos;
- Faz com que o caule fique mais grosso e rígido;
- Ajuda no controle de pragas;
A primeira poda deve ser feita a partir dos 3 meses da planta, tirando o meristema apical, a ponta superior da planta. Após a poda, coloque um pouco de canela em pó para cicatrizar o ferimento da poda.
Logo após a poda, é preciso deixar a planta no sol, e evitar que a planta pegue chuva, pois os ferimentos não podem ficar molhados.
A poda deve ser feita conforme o clima da sua região: sempre que for mais quente e seco. Pois se você fizer a poda em período de frio e chuva, a planta está dormente, e demandará muita energia para se recuperar, o que pode causar a sua morte.
Assim, a poda é feita para harmonizar a planta, deixando-a bonita e com aspecto mais agradável.
Esta planta pode ser feito o enxerto, nos galhos, onde em cada ganho, pode brotar flores de cores diferentes. Assim, o enxerto favorece o crescimento de duas ou mais cores na mesma planta.
A partir destes conhecimentos indicados, é possível que você cultive a sua rosa-do-deserto em casa, e tenha uma planta diferente, rara e com a escolha de cores que você decidir. Tenha o seu próprio jardim em casa e aproveite a beleza desta planta em seu jardim.