Falamos sobre o ROI aplicado ao Marketing, porém, o ROI é aplicável a toda a empresa.
Os índices financeiros apresentam informações que avaliam vários aspectos de uma empresa.
Assim sendo, através das demonstrações contábeis é possível coletar dados, que em conjunto, servem de base para análises e decisões sobre o negócio.
Muitos são os índices que expressam a situação financeira da empresa. Sendo esses índices referentes as informações sobre liquidez, endividamento, margem de lucro, retorno sobre investimentos, entre outros.
Um dos índices mais conhecidos é o ROI (Returnon Investment), já que expressa o retorno obtido sobre os investimentos. Ou seja, é possível saber qual foi o ganho ou prejuízo. Por isso aplica-se o ROI para diferentes finalidades.
O ROI é usado para expressar o retorno sobre um investimento isolado ou sobre toda empresa, a necessidade é que determina a metodologia usada.
Para avaliar o retorno sobre investimento é calculado o retorno bruto, o valor investido é subtraído, e dividido pelo valor investido.
Para avaliar o retorno da empresa como um todo, divida o valor do lucro líquido do período pelo valor do ativo total da empresa. Por conseguinte, multiplique por 100. Assim obtém o resultado percentual.
Essas informações encontram-se nas demonstrações contábeis DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), bem como no Balanço Patrimonial. Assim sendo, quanto maior for o resultado obtido, melhor será o retorno do investimento.
A correta interpretação desse indicador possibilita identificar quais investimentos valem a pena manter ou quais não deram certo.
Assim permite saber se os valores dos ativos estão dando o retorno esperado. O ROI é aplicável nas projeções de investimentos. Assim, entende-se qual o prazo do retorno, já que ao inverter a fórmula se obtém esse resultado.
Muito mais do que lucro ou prejuízo sobre investimentos. Sendo assim, o resultado do ROI serve como base para tomar decisões importantes quanto ao seu negócio.
Por isso, mantenha que esse índice sempre atualizado para que as análises e decisões estejam sempre embasadas na realidade financeira do empreendimento.