RJ: Governo define protocolo de volta às aulas em escolas estaduais

Devem retornar nessa primeira fase os ensinos médios e o EJA

O governo do Rio de Janeiro elaborou o protocolo para a volta às aulas nas escolas estaduais.

O documento, publicado no Diário Oficial do estado, determina os procedimentos necessários para que o retorno das atividades presenciais ocorram de forma segura.

As medidas valem para proteger não somente os professores e profissionais da educação nas unidades escolares como também os estudantes que retornarem. Lembrando que a volta não se dá como obrigatória por enquanto.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, os servidores enquadrados nos grupos vulneráveis da Covid-19. Por exemplo: aqueles que possuem mais de 60 anos de idade, diabetes, hipertensão e demais problemas crônicos de saúde.

Aulas para o ensino médio

Vale dizer que o retorno das aulas presenciais não têm uma data oficial por ora.

Apesar disso, sabe-se que somente as turmas da 3ª série do ensino médio e da Fase IV de Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornarão nesse primeiro momento.

“Os colégios localizados em municípios que não autorizaram a flexibilização das regras do isolamento social deverão dar continuidade das atividades exclusivamente remotas”, informou a secretaria em nota.

Testes aplicados na rede escolar

Cerca de 30 mil testes rápidos (Igm/IgG) se destinarão para aplicar na comunidade escolar do Rio de Janeiro. Entretanto, a testagem vai ocorrer somente para aqueles que voltarão, de fato, nessa fase de retomada. Assim como não tem caráter obrigatório.

De acordo com a resolução das secretarias envolvidas, os testes ocorrerão nas unidades municipais de saúde mais próximas das escolas ou das residências dos profissionais da educação.

A divulgação dos locais para os testes e demais orientações ocorrerá na próxima semana.

Segundo o secretário de estado de Educação do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, o plano segue o cronograma certo. Agora as fases e os protocolos de saúde necessários para a retomada segura das aulas presenciais na rede de ensino.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde, que está nos disponibilizando mais de 30 mil testes rápidos, e acionando as redes municipais de saúde para que os nossos servidores tenham conforto e segurança nessa retomada”.

Leia também – Retorno às aulas na rede particular: nova audiência de conciliação foi marcada para o dia 28/10

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.