Rio Ganges: História e características
O Rio Ganges também conhecido como “Rio Benares” tornou-se o rio mais importante da Índia, assim como um dos lugares mais simbólicos do planeta.
Além disso, aos adeptos do Hinduísmo ele possui um forte caráter religioso e místico. Por isso milhares de pessoas passam por eles todos os anos.
A saber, o rio Ganges faz parte da Bacia do Ganges que possui cerca de 907 km² e seus afluentes são os rios:
- Ramganga
- Yamuna
- Gandak
- Bramaputra
- Ghagara
- Kosi
- Son
- Falgu
Além da Índia, o rio Ganges passa por 9 estados incluindo o Nepal e Bangladesh, desaguando no Golfo de Bengala no Oceano Índico.
Possui ao menos 2.500 km de extensão e por isso é considerado um dos maiores rios do continente asiático e do planeta levando em consideração o fluxo de água. Além disso, em alguns pontos do rio sua profundidade pode chegar a 30 metros.
Importância do Rio Ganges
Diversas civilizações se desenvolveram nas margens do rio Ganges e até os dias de hoje ele possui grande importância para os indianos no âmbito religioso e de sobrevivência.
A saber, cerca de 20 milhões de indivíduos vivem nas margens do rio Ganges, afetando a vida de ao menos 300 milhões de pessoas.
Ademais, em algumas épocas do ano acontece a cheia do rio, favorecendo a irrigação do solo nas margens, possibilitando o cultivo de diversos alimentos.
Rituais religiosos
O rio Ganges é sagrado para os praticantes do hinduísmo que acreditam fielmente nas deusas Shiva e Ganga. Por isso o rio é considerado uma divindade.
A saber, a cidade de Varanasi é considerada a mais sagrada do Hinduísmo, também é conhecida por ser a cidade da luz e da morte. Além disso, ela fica às margens do Rio Ganges e possui diversos templos.
Outra tradição dos seguidores do hinduísmo é o banho sagrado no Ganges pelo menos uma vez na vida. Desse modo, diversas peregrinações ocorrem todos os anos.
Todavia, estima-se que ao menos 2 milhões de hindus tomam banho no Ganges todos os dias.
Em síntese, para a religião Hindu o banho no Ganges representa a purificação das almas. Outra tradição é a queima de corpos em piras enormes.
Além disso, a cremação no rio Ganges representa o fim do ciclo vital e a libertação da reencarnação. Após a cremação do corpo, atira-se as cinzas no rio.
Contudo, nem todas as pessoas precisam ser cremadas, algumas delas são atiradas diretamente no Ganges, como por exemplo:
- Crianças
- Mulheres grávidas
- E pessoas consideradas puras sem pecados
Além deles, as vacas que são consideradas sagradas pelos indianos também possuem o mesmo destino.
Poluição
O rio Ganges é um dos rios mais poluídos do planeta, afinal diariamente ele recebe lixo doméstico, industrial, agrícola e muitos corpos.
Por isso, diversas populações acabam afetadas por doenças devido à poluição do Ganges. Vale destacar que a Fauna e Flora da região também vive constantemente ameaçada.
Por fim, o governo indiano arcou com a responsabilidade da limpeza do rio Ganges, contudo, até os dias de hoje nada foi feito em relação.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o rio Ganges?
Não deixe de ler também – Canal de Suez: Entenda sua importância.