A Revolução Gloriosa também conhecida como Revolução Inglesa foi um movimento político que ocorreu na Inglaterra entre 1688 e 1689.
A saber, tinha cunho revolucionário e caráter pacífico, através dela aconteceu a troca do absolutismo monárquico pela monarquia parlamentar na Inglaterra.
O tema poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Causas da Revolução Gloriosa
Podemos destacar como as principais causas da Revolução Gloriosa:
- Os intensos confrontos políticos entre protestantes e católicos durante o reinado de Jaime II (1685 – 1688).
- Jaime II queria restabelecer o absolutismo na Inglaterra, pois ele estava enfraquecendo. Desse modo, suas ações sofreram uma dura oposição por parte dos Whigs “Protestantes que queriam o parlamentarismo”.
- Indagações e forte oposição de parlamentares ingleses sobre os direitos possuídos pelos integrantes da coroa inglesa.
- Houve a união dos Whigs e Tories, ou seja, conservadores e protestantes, eles eram contra a sucessão de um herdeiro católico do rei Jaime II.
- Os protestantes estavam muito insatisfeitos com o fortalecimento do catolicismo e a continuidade do absolutismo.
Como ocorreu?
Em 1688, Guilherme de Orange contou com apoio do exército holandês e invadiu a Inglaterra. Por isso, houve a derrubada do trono britânico do rei Jaime II.
Dessa maneira, Guilherme tornou-se Guilherme III, pois tornou-se rei e comprometeu-se a respeitar e defender ferrenhamente a Declaração de Direitos “Bill of Rights”, aprovada pelo parlamento inglês em 1689.
Consequências
Podemos destacar como as principais consequências da Revolução Gloriosa:
- Queda do rei Jaime II, sendo substituído pela rainha Maria II e Guilherme de Orange (quem de fato governou).
- Fim do absolutismo, e instauração da monarquia parlamentar constitucional
- A monarquia passou a ser fiscalizada pelo Parlamento Britânico. Essa medida foi extremamente importante para estabelecer bases políticas e econômicas para a Revolução Industrial que estava por vir.
- Criação da Bills of Rights “Declaração dos Direitos” de 1689, foi elaborada pelo Parlamento e estabelecia a superioridade do Parlamento sobre o rei.
- A declaração também garantia a propriedade privada, além do estabelecimento da cobrança de impostos, tal qual direito para os cidadãos.
Curiosidades
Alguns historiadores e pesquisadores comparam com equivalência a importância da Revolução Gloriosa com a Revolução Francesa, por conta do fim do absolutismo e a ascensão da burguesia ao poder.
Por fim, ela é considerada uma revolução pacífica, pois não houve conflitos armados.
Desse modo, quando o exército holandês de Guilherme de Orange chegou à Inglaterra, as tropas inglesas não apresentaram resistência. Por isso, não houve conflito armado e nem derramamento de sangue.
E então, gostou de saber mais sobre a Revolução Gloriosa?
Não deixe de ler também – Revolução Francesa: Resumão para você ir bem na prova de História.