A revisão de fim de ano pode nos ajudar a refletir sobre tudo que atingimos ao longo dos meses e tudo que desejamos alcançar no ano novo. Porém, nem sempre estamos inspirados para fazer as perguntas certas, não é mesmo? Por isso, neste texto, elencamos algumas questões que podem ajudá-lo a começar a refletir sobre os últimos 12 meses. Vamos adiante!
Perguntas para a revisão de fim de ano
Separamos algumas perguntas para a revisão de fim de ano, mas lembre-se de que preparamos este guia com base na vida profissional, ok? Você também pode fazer uma análise da sua vida pessoal, mas cremos que outras perguntas serão necessárias.
Dito isso, veja o que separamos para você:
1. O que aconteceu de bom no trabalho?
Analise, inicialmente, o que você considera que foi bom no seu trabalho. Quais foram as situações positivas e os momentos que trouxeram bem-estar e sensação de realização na sua rotina? Esse questionamento pode ajudá-lo a enxergar grandes e pequenas vitórias que, às vezes, são deixadas de lado.
2. O que aconteceu de ruim?
Além de pensar no que aconteceu de bom, é interessante avaliarmos aquelas situações que nos causaram tristeza, angústia, raiva ou sensação de injustiça. Afinal, assim poderemos ter uma visão mais clara do que realmente aconteceu, além de nos prepararmos para situações semelhantes que poderão ser vividas no futuro.
3. Quais metas eu alcancei?
A revisão de fim de ano também pode se basear na análise das metas que foram alcançadas em 2022. Você sabe quais eram as suas metas no começo de ano? Sabe quantas delas conseguiu alcançar com maestria? Pense sobre isso. Assim, você poderá ter uma visão mais assertiva das suas vitórias e superações, o que pode ajudá-lo a se sentir motivado na hora de estabelecer novas metas.
4. O que eu não consegui atingir?
E quais metas você não conseguiu atingir? Veja quais foram elas e por que não foi possível concluí-las. Também experimente avaliar quais dessas metas devem ser mantidas na sua lista de objetivos e quais já não fazem mais sentido – ou merecem ser remodeladas.
5. Quanto eu evolui?
Pare e reflita sobre o quanto você sente que evoluiu enquanto profissional. Você pode pensar nos valores que colocou em prática, nos princípios que defendeu e, claro, no cargo que possa ter conquistado com muito esforço. Assim, a sua revisão de fim de ano trará mais clareza do seu crescimento.
6. Quais aprendizagens obtive?
O que você aprendeu neste ano que quer levar para a sua carreira profissional para sempre? Avalie isso e veja quais foram as grandes descobertas de 2022.
7. Quais fatores do meu trabalho merecem mais atenção em 2023?
Por fim, considere incluir, na sua revisão de fim de ano, uma lista de fatores que merecem mais atenção em 2023. Será que é a organização das atividades? Ou a comunicação? Pense sobre isso e comece a fazer um planejamento baseado na realidade e que propicie um crescimento de curto, médio e longo prazo.
Feliz Ano Novo!