Revalida 2023/1: Inep libera gabarito preliminar da 2ª fase

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou os gabaritos referentes à 2ª etapa do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1.

Desse modo, os participantes já podem consultar as respostas do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) através do sistema Revalida. Como o gabarito é preliminar, caberá a interposição de recursos. 

Os interessados em contestar o PEP referente à 2ª etapa do Revalida 2023/1 terão até o dia 7 de julho para interpor recursos devidamente fundamentados. O procedimento deverá ser feito de forma virtual. 

Além do PEP, o Inep publicou também a nota de corte de aprovação para essa 2ª etapa do Revalida 2023/1. De acordo com a instituição, a nota de corte foi de 93,635 de 150 pontos

Resultados

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado preliminar da 2ª etapa deve sair no dia 24 de agosto. Caberá a interposição de recursos nos dias seguintes, em conformidade com os procedimentos indicados no edital. 

Após a análise dos recursos, o Inep divulgará o resultado final do Revalida 2023/1 no dia 29 de setembro de 2023. Os aprovados poderão continuar o processo de revalidação do diploma junto de uma universidade parceira.

Revalida
Médicos chegam ao local de prova para a 2ª etapa do Revalida 2020, em Brasília. Imagem: Agência Brasil

Revalida 2023/1: 2ª etapa

A 2ª etapa do Revalida consiste na fase prática do exame, contando com uma prova de Habilidades Clínicas. A aplicação das provas aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, último fim de semana. Conforme os dados divulgados pelo Inep, dos 1.914 inscritos, 99% compareceram.

Conforme estabelecido previamente em edital, os locais de prova da 2ª etapa foram nas seguintes capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Houve um número limitado de vagas por cada município e a escolha da cidade pôde ser feita pelo participante no momento da inscrição.

Composição das provas

A estrutura da prova de habilidades clínicas contou com um conjunto de dez estações dentro de cinco áreas da Medicina: Clínica médica; Cirurgia geral; Pediatria; Ginecologia e obstetrícia; e Medicina da família e comunidade.

Desse modo, a prova apresentou situações-problema e estudos de casos que exigem a investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e o aconselhamento a pacientes ou familiares nessas cinco áreas.

1ª fase

A 1ª etapa do Revalida 2023/1 aconteceu no dia 5 de março de 2023, com locais de prova em oito capitais brasileiras. O exame da 1ª etapa contou com uma prova objetiva com 100 questões (P1) e uma prova discursiva com 5 questões (P2). 

Foram referências para as provas de ambas as etapas os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.

Sobre o Revalida

Revalida é um exame de caráter obrigatório para brasileiros ou estrangeiros que cursaram Medicina em instituições de ensino superior estrangeiras. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Desse modo, as pessoas que fizeram o curso Medicina e obtiveram diploma fora do Brasil só podem exercer a profissão no país após obter aprovação nas duas etapas do exame e revalidar o diploma junto a uma universidade brasileira.

Revalida 2023/2

O Inep já deu início aos procedimentos referentes à segunda edição do Revalida de 2023. As inscrições para a 1ª etapa do Revalida 2023/2 foram recebidas até a última terça-feira, dia 27 de junho. 

A aplicação das provas está marcada para o dia 6 de agosto de 2023 e acontecerá em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.