Energia nuclear: assunto importante de geografia
O termo “energia nuclear” é usado para denominar um tipo de energia que é produzido a partir de uma reação nuclear.
Esse assunto é abordado com muita frequência por questões de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa maneira, para te ajudar nos seus estudos sobre a matéria em questão, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a energia nuclear. Vamos conferir!
Energia nuclear: definição
A energia nuclear é um tipo de energia produzido em usinas termonucleares e que usam principalmente o urânio para a produção.
Principais aspectos da energia nuclear
A usina nuclear funciona com a utilização do calor que tem origem na fissão dos átomos de urânio para gerar eletricidade. O urânio, por sua vez, é um mineral não renovável encontrado na natureza e usado para diversos fins.
As usinas nucleares são as responsáveis por produzir, aproximadamente, 16% da energia elétrica no mundo. Destas, 90% se encontram nos Estados Unidos, na Europa, no Japão e na Rússia.
Energia nuclear no Brasil
O Brasil não é um destaque mundial na produção de energia nuclear, mas conta com usinas nucleares no estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis: as usinas Angra 1 e Angra 2.
A construção da usina Angra 3, que estava paralisada desde 1986, teve sua licença ambiental aprovada em 2008. As obras foram retomadas em 2021.
Energia nuclear: principais vantagens e desvantagens
Uma das vantagens da energia nuclear é que a usina nuclear não é poluente, já que não prejudica o meio ambiente. Outra vantagem do uso desse tipo de energia é que as usinas não precisam de uma grande área para a sua construção.
Porém, também existem algumas desvantagens no uso de energia nuclear, sendo um deles a produção de resíduos tóxicos que podem provocar danos severos não forem descartados corretamente.
Outra grande preocupação quanto ao uso da energia nuclear é a contaminação do meio ambiente. Em caso de contaminação, os danos provocados são irreversíveis, podendo causar câncer, leucemia e deformidades genéticas.