Resumo de português: tipos de intertextualidade
Um resumo sobre esse tema tão importante
Tipos de intertextualidade: um resumo completo para as suas provas
A intertextualidade é um tópico muito importante dentro da disciplina de português. Assim, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho nas principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre os tipos de intertextualidade. Confira!
Intertextualidade: introdução
A intertextualidade é o recurso utilizado para desenvolver um texto com base em outra obra, independente da forma que ela se apresente.
O recurso pode estar explícito ou implícito no texto, estabelecendo um diálogo entre as obras referenciadas.
A intertextualidade explícita faz referência direta a obra mencionada, com elementos de fácil identificação. A implícita, por outro lado, aborda de maneira indireta, sendo preciso uma maior atenção para identificá-la.
Tipos de intertextualidade: descubra quais são eles
Os principais tipos de intertextualidade são:
- Pastiche: recurso que reproduz traços, estilos e técnicas presentes no texto referência. O intuito da sua utilização não é criticar ou satirizar a base.
- Paráfrase: a ideia central apresentada é utilizada no texto produzido, mudando estrutura e estilo textual.
- Paródia: utilizando os recursos da ironia e da sátira, a paródia contradiz o texto referenciado. Geralmente esse recurso é usado para críticas e reflexões acerca de uma temática.
- Referência: também chamado de alusão, a intertextualidade é feita de maneira indireta, evidenciando fatos secundários do texto-base. Seu objetivo é apresentar sugestões ou fazer alusões a acontecimentos ou personagens.
- Citação: usado para dar credibilidade ao texto, a citação é uma intertextualidade direta e muito utilizada em trabalhos acadêmicos e textos jornalísticos.
Intertextualidade: diferentes usos
A intertextualidade possui a finalidade de melhorar aa qualidade textual. É uma maneira de apresentar o conhecimento de mundo e em outras áreas, interferindo assim no conteúdo apresentado.
Os benefícios do seu uso são diversos e podem variar de acordo com a área. Em textos publicitários, é um excelente recurso para persuadir através da memória afetiva e da criatividade.