O termo “revanchismo francês” é usado para definir um movimento que começou a partir da segunda metade do século XIX, na França.
O assunto é abordado com muita frequência por questões de história dentro de provas importantes, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Nos vestibulares, o revanchismo francês é cobrado principalmente nas provas de segunda fase.
Assim, para te ajudar nos seus estudos de história, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o revanchismo francês. Vamos conferir!
O revanchismo francês foi um movimento político caracterizado pela busca por vingança por parte da França contra a Alemanha. Ele surgiu no século XIX, após o fim da Guerra Franco-Prussiana, quando os franceses foram obrigados a ceder a região da Alsácia-Lorena para os alemães.
O revanchismo ficaria evidente durante a composição do Tratado de Versalhes, assinado no ano de 1919. O tratado seria o responsável por consolidar a crise na Alemanha, uma vez que o país foi considerado o único culpada pela Primeira Guerra Mundial.
O revanchismo francês um forte ganhou destaque entre a população e os líderes do país no final do século XIX, principalmente no ano de 1870.
Otto Von Bismarck, chancelar da Prússia, tinha o desejo de unificar em um só Estado os povos de cultura e língua alemã, formando uma nação única e grandiosa. Para que isso acontecesse, os alemães participaram de uma série de conflitos, incluindo aquele com a França pelo domínio da região de Alsácia-Lorena. A região possuía muitos cidadãos alemães e era rica em carvão e ferro. Com o fim da Guerra Franco-Prussiana, a França foi obrigada a ceder a região.
Após a guerra, os franceses passaram a buscar vingança. Com o declínio da estabilidade europeia e o aumento de tensões, aconteceu a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Quando a Grande Guerra acabou, a Alemanha havia sido derrotada pela Tríplice Entente e se encontrava diante de uma França vitoriosa e com desejo de vingança. Esses fatos se tornaram fundamentais no Tratado de Versalhes, em que foram estabelecidas punições severas para a Alemanha.
O desejo pela vingança, típico do revanchismo francês, fez com que a França punisse a Alemanha com a devolução da Alsácia-Lorena, além do pagamento de uma enorme indenização.