Resumo de história: o que foi a revolução de 1830? - Notícias Concursos

Resumo de história: o que foi a revolução de 1830?

Confira!

Revolução de 1830: esse assunto é muito cobrado nos vestibulares e no ENEM

O termo “revolução de 1830” é utilizado para denominar uma série de movimentos que aconteceram na Europa no ano de 1830, durante a Idade Contemporânea.

Esse assunto é abordado com frequência por questões de história dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a revolução de 1830. Confira!

O que foi a revolução de 1830?

Ao assumir o trono, o rei Luís XVIII marcou o retorno da Dinastia Bourbon na França, após o fim da Era Napoleônica. O rei criou criou uma nova Constituição para reafirmar o seu poder.

Essa nova Constituição foi responsável por permitir a criação da Câmara dos Pares, escolhida pelo rei. Com isso, o monarca exerceria plenos poderes e governaria de forma totalitária, aniquilando os ideias da Revolução Francesa.

Nesse contexto, a revolução de 1830 apareceu como uma contestação ao poder autoritário da monarquia francesa.

Contexto histórico da revolução de 1830

Em 1824, a rivalidade entre os três grupos da política francesa (ultras, bonapartistas e radicais) se intensificou, uma vez que Luís XVIII faleceu. Com a morte do rei, o ei Carlos X assumiu o trono e tentou consolidar a restauração do absolutismo francês. Para isso, Carlos criou uma série de medidas, como: o retorno de nobres que haviam fugido durante Revolução Francesa, a censura dos meios de comunicação e a ampliação da dominação da Igreja sobre instituições de ensino.

Quando, no ano de 1830, os liberais venceram a disputa nas eleições para a Câmara dos Deputados, Carlos ordenou que os eleitos fossem impedidos de assumir o cargo, para evitar a criação de uma oposição.

Diante disso, jornais, estudantes, burgueses e trabalhadores, liderados pelo duque Luís Felipe, iniciaram uma série de manifestações, resultando na chamada Revolução de 1830.

Desfecho e consequências da revolução de 1830

Diante da revolução de 1830, Carlos X abdicou do trono, permitindo que Luís Felipe assumisse o poder e, com o apoio da burguesia,  extinguiu as leis absolutistas do país. Ao mesmo tempo, o rei colocou fim ao plano de restauração do Congresso de Viena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?