Restituição do IR: não fui selecionado para o 3º lote; o que fazer agora?
Receita Federal abriu a consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda. Veja o que fazer se você não foi selecionado
Depois de muito tempo de espera, a Receita Federal finalmente abriu a consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda nesta quarta-feira (24). Milhões de brasileiros de todas as regiões tiveram a oportunidade de conferir se foram selecionados para a nova fase de pagamento.
Oficialmente a liberação do 3º lote da restituição do Imposto de Renda deve ocorrer apenas a partir da próxima quarta-feira (31). Quem fez a consulta, e percebeu que foi selecionado não tem nada a fazer.
Nesse caso, o cidadão precisa apenas esperar até a próxima semana para receber o dinheiro na conta que foi informada no momento da declaração do Imposto de Renda. Tais repasses serão feitos de forma automática, assim como ocorreu nos pagamentos dos dois primeiros lotes.
Mas o que fazer se você não foi selecionado para o 3º lote? Esse foi o caso de muita gente que realizou a consulta na quarta-feira (24), e não conseguiu encontrar o seu nome.
Não fui selecionado para o primeiro lote
- Você tem direito?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que nem todo mundo que declarou o Imposto de Renda tem direito a uma restituição. No momento da declaração, você fica sabendo se você tem direito a esse dinheiro. Se não tem direito, não adianta realizar a consulta agora.
- Conferir a sua situação
Se você tem direito a uma restituição do Imposto de Renda, mas não recebeu o saldo nesse 3º lote, a dica é saber se você caiu na malha fina. Quem está nessa situação, não pode receber a restituição. Nesse caso, a dica é entrar no portal E-cac para saber se você caiu nessa malha. Se sim, basta enviar uma declaração retificadora para resolver a pendência.
- Aguarde
Caso você tenha direito à restituição, e não tenha caído na malha fina, a dica é esperar. Até o final do ano, a Receita Federal deverá realizar mais dois pagamentos regulares da restituição do Imposto de Renda. Basta aguardar para que essas novas datas se aproximem.
O calendário da restituição
Desde o fim do processo da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal vem realizando pagamentos escalonados da restituição. O primeiro deles, aliás, aconteceu ainda no último dia 31 de maio.
A expectativa do Fisco é realizar cinco pagamentos regulares da restituição do imposto de renda no decorrer desse ano de 2024. Dois deles já foram feitos, e outros três serão realizados até o final do ano.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos da restituição do imposto de renda para esse ano de 2024:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 28 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Passo a passo para realizar a consulta
Como dito, nesta quarta-feira (24), milhões de brasileiros de todas as regiões do país puderam verificar se foram selecionados para o 3º lote. Não é preciso sair de casa para realizar essa verificação.
A consulta pode ser feita através da página da própria Receita Federal na internet. Basta seguir os passos abaixo:
- Acesse a página da Receita na internet;
- Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”;
- Insira os dados solicitados;
- confira o resultado.
Quem recebe a restituição no 3º lote
O Fisco também divulgou a lista das pessoas que poderão receber o saldo em suas contas. Assim como ocorreu nas liberações anteriores, haverá uma espécie de prioridade para alguns grupos sociais. Veja na lista abaixo:
- 14.756 idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.711.130 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
- 172.719 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários.