Repasse o hábito da poupança para as crianças – veja dicas

Repasse o hábito da poupança para as crianças através de algumas dicas simples e adaptáveis. Confira mais detalhes!

Dicas para ensinar o hábito da poupança às crianças 

Pode ser difícil repassar um hábito, no entanto, é fundamental ensinar às crianças que o poder da poupança é um desafio para muitas, porém, é totalmente possível.

 Muitos responsáveis que convivem com uma criança querem ensiná-la a lidar com o dinheiro, já que sabemos o seu impacto na vida adulta. 

Modifique seus hábitos 

No entanto, esse repasse pode ser um pouco complexo para a percepção infantil, sendo assim, a melhor maneira de modificar ou ensinar um hábito é sendo um exemplo.

 Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a direcionar os hábitos financeiros e de consumo das crianças para que elas atinjam seus objetivos de vida. Entretanto, é importante que adapte as dicas à idade da criança, como também à situação econômica familiar.

Estimule a doação

Repassar os seus hábitos é uma maneira de ensinar as crianças a importância de lidar positivamente com o dinheiro, mas também implica em repassar outros valores. 

Além disso, ao ensinar uma criança a ajudar o próximo, você também estará ensinando sobre a importância de não acumular objetos, o que pode ensinar uma lição sobre evitar impulsos futuros. 

Ser um exemplo não é uma escolha sua 

 Primeiramente, o adulto sempre será um exemplo, sendo assim, a criança entende o adulto de confiança dela como uma pessoa certa em tudo o que faz.

 Portanto, esse papel é fundamental. Sendo assim, se você deseja que uma criança tenha hábitos financeiros saudáveis, deve demonstrar que você dá importância para isso dentro da sua rotina. 

Somente explicando fatos e conceitos, o hábito da poupança será natural para a criança. Por isso, explique a importância de economizar, reciclar, o conceito de desperdício, dentre outros pontos relevantes.

 Dê um cofrinho para a criança 

Estimule a criança a poupar moedas dentro de um cofrinho.Porém, é fundamental que não recompense bons comportamentos. Ou seja, não bonifique ações como tomar banho, escovar os dentes, fazer lição de casa. A criança deve entender a importância dos bons hábitos em todas as áreas da sua vida, sendo as finanças uma dessas áreas. Dessa forma, ainda que seja algo perceptível em longo prazo, você estará repassando valores e direcionando o futuro das finanças dessa criança. 

Crie o hábito de anotar gastos e custos

Mostre suas anotações para a criança. Dessa maneira, ela entenderá a base de um planejamento, e esse conceito estará implícito na sua rotina futura, o que poderá direcionar a sua vida financeira em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.