No momento de declarar o Imposto de Renda, muitas pessoas se veem com diversas dúvidas. Se você geralmente realiza esse processo sozinho, sem a ajuda de um contador, a situação pode ser ainda pior. Por isso, é importante saber o que você deve declarar e o que está isento de taxação. Conheça agora o que são rendimentos tributáveis e quais são aqueles isentos de tributos na matéria desta quarta-feira (22) no Notícias Concursos.
Esse campo da sua Declaração de Renda deve ser preenchido adequadamente de forma a evitar erros e multas desnecessárias. Tal rendimento nada mais é que aqueles ganhos que uma pessoa tem que e que estão passíveis a cobrança. Dessa forma, deve ser obrigatoriamente declarado. Veja abaixo o que são rendimentos tributáveis e como proceder com eles na sua declaração de Imposto de Renda.
A própria Receita Federal disponibiliza em seu site uma lista dos impostos que devem ser declarados. Se você possui dependentes, também é necessária a declaração de impostos, informando o rendimento de todos eles.
Os rendimentos tributáveis são, por exemplo:
Para a declaração de renda, os impostos tributáveis devem constar tanto na declaração completa quanto na simplificada. No caso da simples, o Governo recolhe 20% de taxas em todos os rendimentos do cidadão. Assim, você deverá somar tudo e calcular a quantia de 20% sobre esse valor e terá a quantia a ser paga ao Governo.
No caso de declaração completa, a pessoa pode ter um abatimento nos impostos que foram gastos com saúde, dependentes e com educação. Assim, a porcentagem final pode ser menor que 20%, no caso dessa forma de declaração.
Os rendimentos dessa categoria são livres de tributos, e assim, não devem constar na declaração de Imposto de Renda. São eles:
Com isso, de acordo com o Governo Federal, se você recebeu mais de R$ 40.000,00 nesses rendimentos isentos de tributos, será necessário realizar a declaração de Imposto de Renda. Agora que você sabe o que são rendimentos tributáveis, fique atento da próxima vez que for fazer a declaração para não ter problemas com a Receita Federal.