REMÉDIOS FALSOS: Entenda como foi o FIM de uma farmácia tradicional gigante

A Botica Ao Veado d’Ouro, uma das primeiras farmácias da cidade de São Paulo e com muita tradição, faliu ao final dos anos 90 de uma maneira escandalosa. Isso porque a farmácia em questão se envolveu em um caso de falsificação de remédios.

Sendo assim, na época, cerca de 19 pessoas foram suspeitas de se envolver na falsificação do remédio Androcur, o qual atua no tratamento de doenças associadas aos hormônios sexuais masculinos. As informações são de acordo com o Diário do ABC, que existe até os dias atuais.

Além disso, a polícia confirmou pelo menos 11 mortes relacionadas ao caso de falsificação por parte da farmácia. Os homens que morreram tiveram um quadro acelerado de câncer de próstata, atribuído ao uso do Androcur falsificado. A falência da Botica Ao Veado d’Ouro ocorreu no ano de 1998.

História da farmácia

A Botica Ao Veado d’Ouro se localizava no centro histórico de São Paulo, e era uma das farmácias mais tradicionais da cidade. A sua história começou em 1858, sendo que o estabelecimento começou como um comércio, o qual vendia produtos de papelaria, livros e algumas miudezas.

O comércio originalmente abriu na rua São Bento, que na época era uma das principais ruas da capital. Com o passar do tempo, este pequeno comércio passou a focar em produtos farmacêuticos, e viria a se tornar uma farmácia com o passar dos anos.

REMÉDIOS FALSOS: Entenda como foi o FIM de uma farmácia tradicional gigante
REMÉDIOS FALSOS: Entenda como foi o FIM de uma farmácia tradicional gigante Imagem: Agência Senado.

Curiosamente, quando a Botica Ao Veado d’Ouro abriu em São Paulo a cidade possuía apenas 30 mil habitantes. Atualmente, São Paulo possui cerca de 12,3 milhões de habitantes, sendo a maior cidade do Brasil e, inclusive, é uma das mais populosas do mundo.

Sendo assim, como a cidade era muito pequena quando comparada ao contexto atual, surgiu a necessidade de atender grande parte desta população com produtos de farmácia, tendo em vista que, na época, São Paulo possuía apenas quatro farmacêuticos formados que podiam atender às necessidades das pessoas.

Família Schaumann

O fundador da Botica Ao Veado d’Ouro foi Gustavo Schaumann, que desejava criar uma farmácia de alto nível para suprir as necessidades da população de São Paulo na época. O emblema do estabelecimento era o brasão da família Schaumann, com a adição de uma escultura de veado dourado no centro.

No entanto, com o passar dos anos, o controle da farmácia passou para o filho de Gustavo, que se chamava Henrique Schaumann. Um fato curioso é que, atualmente, São Paulo possui uma famosa avenida com o nome de Henrique. Outros empresários também tomaram controle da empresa.

No entanto, como dito, ao final dos anos 90 a Botica Ao Veado d’Ouro veio à falência da pior maneira possível, se envolvendo em um escândalo em que teria causado a morte de diversas pessoas.

Farmácia popular

O governo federal anunciou no começo deste mês que os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 remédios disponibilizados na lista atual da Farmácia Popular.

Essa lista é dividida em duas categorias. Sendo assim, parte das medicações disponíveis pela Farmácia Popular são gratuitas, e parte possui um desconto de 90% com relação às farmácias tradicionais.

Com isso, parte dos remédios da Farmácia Popular que possuem apenas desconto passarão a ser gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família. Se incluem nesse caso: anticoncepcionais, dois remédios para Parkinson, remédio para colesterol, remédio para rinite e fraldas geriátricas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.