Relacionamento com o Cliente – Como fazer?
Relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente mudou diante da tecnologia da postura imediatista do cliente.
Sendo assim, as relações entre empresas e consumidores estão cada vez mais próximas, ao passo que a burocracia deu espaço a uma comunicação mais clara.
Portanto, adotar um relacionamento assertivo com o seu cliente é um diferencial competitivo. Por isso, muitas empresas adotam estratégias para essa gestão.
Diante de tantas mudanças entre o perfil do cliente e as maneiras de vender, a gestão do relacionamento com o cliente tornou-se um ponto de atenção para as empresas.
Acompanhe o seu relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente é construído e começa antes das vendas. Sendo assim, tudo o que envolve a sua empresa faz parte do relacionamento com o seu cliente.
Assim sendo, estude a jornada de compra do seu cliente. Ao passo que acompanhe todo o processo dessa jornada.
Atendimento integral
Falamos sobre o Omnichannel e como a integração entre os canais facilita esse relacionamento com o cliente. Todavia, caso não possua essa integração, pode disponibilizar vários canais de atendimento.
Assim sendo, o atendimento integral ao seu cliente diz respeito a atendê-lo dentro da sua jornada. Por isso, vamos citar algumas considerações importantes:
Tire dúvidas dos clientes em potencial
Muitos clientes desistem de fechar uma compra quando não são respondidos com assertividade e rapidez.
Negociação Flexível
Se o cliente pedir algum desconto, não precisa perder a venda por isso, mas não exatamente você precisa ceder à porcentagem de desconto solicitada. Contudo, o cliente ficará muito feliz se der a ele um brinde, ou um cupom para a próxima compra.
Valor da sua marca
Essa negociação flexível permite que dê algum desconto, mas não pode fazer isso de forma contínua. Lembre-se de que pode gerar valor à marca através das estratégias de marketing digital.
Assim sendo, o cliente não vai pedir tanto desconto quando uma marca tem valor, pois ele também se sente valorizado pela sua escolha de consumo.