Regras para o PARCELAMENTO DA FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO; saiba mais

Veja como utilizar a ferramenta e não ficar inadimplente

Pagar o valor total da sua fatura é sempre a melhor estratégia. Você evita o pagamento de juros e multa, além de se organizar melhor financeiramente. Mas, entendemos que problemas podem acontecer e, quando não for possível pagar o total, o parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma opção.

O parcelamento da fatura do cartão de crédito significa pagar uma quantia entre o valor mínimo e total da fatura. E, se você tem dúvidas, essa opção é sempre melhor do que ficar em atraso. Contudo, há outros pormenores envolvidos que o Notícias Concursos mostrará na matéria desta terça-feira (29).

Como acontece o parcelamento da fatura do cartão de crédito

Basicamente, o parcelamento da fatura é um acordo que você faz com a emissora do cartão. Assim, você informa que não conseguirá quitar seu débito atual dentro do mês e fará esse acerto ao longo das próximas faturas. Ou seja: o valor que ficar em aberto será adicionado à sua fatura do mês seguinte.

O Banco Central possui regras específicas sobre o parcelamento que você deve ter em mente se tiver um cartão de crédito. Afinal, nunca se sabe quando precisará parcelar sua fatura.

As regras do Banco Central

Cada instituição financeira estabelece um mínimo, normalmente um percentual, da fatura que deve ser pago. Ele é o necessário para que o cliente não fique inadimplente. Quando é pago o valor mínimo ou um valor distinto, que não seja o total da fatura, o usuário tem duas opções:

  • Entrar no crédito rotativo, ou seja, não parcelar o restante da fatura;
  • Optar pelo parcelamento da fatura.
Regras para o PARCELAMENTO DA FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO; saiba mais
Regras para o PARCELAMENTO DA FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO; saiba mais – Canva Pro

Crédito rotativo

O crédito rotativo também é um financiamento da fatura do cartão de crédito, sem datas ou parcelas para pagamento definidas. Ele é utilizado quando há pagamento inferior ao total da fatura, mas maior que o mínimo estabelecido.

Basicamente, o saldo da fatura que ficar em aberto será acrescido à subsequente, acrescido de juros do rotativo. Ele só pode ser usado por 30 dias, normalmente, até a data de vencimento da fatura à que é acrescido.

Na fatura seguinte à que você entrou no rotativo, portanto, você pagará:

  • O saldo devedor da fatura;
  • Do valor que entrou no crédito rotativo;
  • Os juros do crédito rotativo e IOF.

Parcelamento de fatura

Ao invés de entrar no crédito rotativo, o usuário do cartão pode parcelar o saldo de sua fatura que ficar em aberto. Diferente do rotativo, no parcelamento são definidas a quantidade de parcelas e as datas de vencimento de cada uma.

O valor de cada parcela será acrescentado às faturas subsequentes. Por exemplo: se você fez o parcelamento de uma fatura do mês de Janeiro em quatro vezes, cada uma entrará no valor em Fevereiro, Março, Abril e Maio.

Também são cobrados juros e IOF sobre o parcelamento. Normalmente, os juros variam conforme a quantidade de parcelas escolhida pelo cliente.

Alguns bancos podem fazer o parcelamento automático de fatura depois do uso do rotativo. Mas, fique atento: isso deve estar em seu contrato. As normas do Banco Central para o parcelamento automático são as seguintes:

  • As condições do parcelamento devem ser melhores do que as do crédito rotativo;
  • A instituição deve prestar informações claras e precisas sobre o parcelamento na fatura.

Vale a pena parcelar a fatura do cartão?

O parcelamento da fatura do cartão de crédito pode ajudar em diversas situações: como evitar os juros do rotativo ou cuidar de algum gasto inesperado, por exemplo. Portanto, avalie bem sua situação financeira e veja se o pagamento das tarifas embutidas vale mesmo a pena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.