A área de Recrutamento e Seleção é a primeira área com a qual o candidato estabelece um contato. Ao passo que são contatos posteriores ao primeiro trabalho da área.
Sendo assim, cabe ao recrutador avaliar os currículos e recrutar os melhores perfis para as vagas disponíveis na empresa.
A avaliação se dá pela seleção do candidato. Entretanto, essa depende dos cargos disponíveis. Analisando formação técnica, conhecimentos, habilidades e aptidões. Assegurando assim os enquadramentos das habilidades e conhecimentos técnicos e cognitivos com a necessidade interna.
Para aplicar testes psicológicos as empresas devem ter um profissional formado em Psicologia na área de Recrutamento e Seleção.
Muitas empresas terceirizam essa gestão, uma vez que a prestadora de serviços aplica mais testes para avaliações do perfil do candidato, agregando testes profissionais, pessoais e comportamentais.
Acertar numa contratação é uma consequência de um processo de recrutamento e seleção bem aplicado. Sendo assim, é importante que cultura interna de uma empresa esteja em conformidade interna.
Pois o setor de Recrutamento e Seleção possui mais chances de adequar o perfil do profissional com a o que a empresa espera dele. Resultando assim numa equipe motivada e objetiva.
Por isso, a seleção é corroborada por testes e dinâmicas. Visando assim esse alinhamento. Todavia, caso o perfil traçado não esteja condizente com a cultura da empresa o resultado poderá ser uma contratação inadequada.
Certamente as dinâmicas, testes e aplicações de provas ajudam na contratação. Porém, são as análises de currículo e anteriormente, a avaliação do perfil necessário para a vaga que é primordial no sucesso desse processo.
Por isso a área de recrutamento e seleção é muito importante para uma empresa. Contudo, ainda que haja a terceirização do serviço, cabe a gestão contratante acompanhar todos os processos, desde o alinhamento do perfil.