É muito comum encontrar pessoas que ficaram extremamente endividadas após solicitar empréstimo. Por isso, se você planeja pedir dinheiro emprestado, alguns cuidados serão extremamente necessários para que aquilo que deveria ser uma ajuda, não se torne mais um problema. Afinal, muitas vezes, o empréstimo é uma ferramenta para quitar uma dívida. Então, com certeza, a última coisa que você quer é que essa ferramenta se torne mais uma dívida.
Por isso, separe um caderno e uma caneta para anotar cada um dos 3 fatores que precisam ser considerados na hora de solicitar empréstimo. Pois, caso contrário, o seu orçamento será possivelmente comprometido e as suas dívidas, em vez de diminuírem, aumentarão. Nesse sentido, leia a matéria desta terça-feira (03) do Notícias Concursos, com muita atenção para não acabar entrando em sérias enrascadas.
Vale mesmo a pena solicitar empréstimo?
Em primeiro lugar, será que solicitar um empréstimo realmente vale a pena? Isso depende do contexto, por exemplo: muitas pessoas recorrem a empréstimos em momentos de emergência medica. Para lidar com custos de medicações caras e, nesse contexto, os empréstimos são muito úteis e vale sim a pena solicitá-los. Porém, também existem pessoas que recorrem a empréstimos com o intuito de fazer reformas na casa ou trocar de carro.
E, nesse caso, por se tratar de algo que não é urgente, o empréstimo acaba não valendo a pena, por conta dos juros. Desse modo, em casos como esse economizar durante um tempo acaba sendo algo bem mais vantajoso para o seu bolso. Agora que deixamos isso claro, confira a seguir os 3 cuidados que são necessários antes de solicitar um empréstimo.
1.Leia bem os termos e condições antes de solicitar o empréstimo
Mas, afinal, quais são esses cuidados? Basicamente, o primeiro cuidado dessa lista é ler com muita atenção os termos do contrato antes de solicitar o contrato. Tome cuidado com taxas escondidas! Muitas pessoas possuem o hábito muito perigoso contratar serviços sem nem mesmo ler os termos e condições. Por isso, leia com muita atenção os termos e condições para não ser pego de surpresa por taxas de juros escondidas, e também faça as simulações no app do banco.
2.Não pegue mais dinheiro do que é necessário
A segunda dica para não tornar o empréstimo uma dívida é não pegar mais que o necessário. Lembre-se que, quanto maior o valor do empréstimo, mais complicado será pagar cada parcela. Desse modo, antes de pegar um empréstimo, faça as simulações e veja se você conseguirá pagar o valor das parcelas de forma tranquila.
3.Se programe para pagar as parcelas
Sendo assim, essa última dica complementa a dica anterior, se programar para pagar as parcelas é algo bem simples. Basta colocar na ponta do lápis qual é o valor de cada parcela, quanto dinheiro você tem disponível no mês sem estar comprometido com dívidas. Logo, só então, solicitar empréstimo, pois é de vital importância que as parcelas caibam no seu bolso.