As reclamações que envolvem o empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispararam no último ano. Quem revela isso são os dados de um levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
De acordo com esses dados do IDEC, o número de reclamações envolvendo essa modalidade de empréstimo cresceu 126% durante o último ano. Boa parte dessas novas críticas acontecerão depois do aumento da margem de endividamento para 40%.
Ainda de acordo com o IDEC, as reclamações são de várias naturezas. A maioria delas fala sobre a questão do empréstimo que não foi pedido. Acontece sempre quando a pessoa se surpreende com uma cobrança de um empréstimo que não pediu em nenhum momento.
Como se sabe, o empréstimo consignado é aquele que tem a cobrança com uma taxa de juros reduzida. E essa cobrança vem automaticamente em forma de desconto no próprio salário da pessoa. É justamente no momento desse desconto que a pessoa descobre a fraude.
Normalmente, as pessoas que mais sofrem com esse tipo de golpe são os idosos. Em alguns casos, eles acabam aceitando o empréstimo por pura falta de atenção, mas em outros casos eles são realmente vítimas de golpes. Seja qual for o caso, há solução.
Solução para o problema
De acordo com o próprio IDEC, há várias possibilidades de contestação para a pessoa que alega que não pediu o empréstimo consignado. Segundo os especialistas em direito previdenciário, a primeira dessas possibilidades está no próprio INSS.
O beneficiário precisa se dirigir até uma agência do INSS ou pelo menos tentar entrar em contato com os agentes de maneira remota. Se não encontrar solução, esse cidadão pode procurar os órgão de defesa do consumidor, como o Procon, por exemplo.
Se nem assim o problema passar por uma resolução, então o jeito é procurar um advogado. Isso porque a Justiça vai precisar entrar nessa equação. O advogado vai dar o roteiro que o cidadão precisa seguir. Cada caso de contestação é um caso diferente.
Ligações do INSS
Nas redes sociais, centenas de pessoas estão reclamando da quantidade de ligações que o INSS está realizando para oferecer o empréstimo consignado. Embora pareça uma prática inofensiva, há quem diga que isso na verdade tem um efeito contrário ao processo de luta contra fraudes.
“Todo aposentado recebe centenas de ligações por dia com pessoas oferecendo crédito, e o pior é que eles têm todos os seus dados. Não há confiabilidade de informações”, disse João Pimenta, que é o Presidente da da Federação dos Aposentados de Brasília, critica o assédio de instituições financeiras aos segurados do INSS.
Sobre essas ligações, o INSS não quis se manifestar. Sobre as fraudes, o Instituto diz repetidamente que trabalha incansavelmente para tentar impedir esses golpes não só no empréstimo consignado como também em outros benefícios que eles disponibilizam para os cidadãos.
Há quem reclame de fraudes, por exemplo, no seguro-desemprego e no auxílio-doença também. O Governo Federal também diz que está trabalhando para evitar fraudes nos seus programas, como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família.