Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal irá pagar o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Neste lote, o fisco deve pagar R$ 1,9 bilhões a mais de 1,2 milhão (1.220.501) de contribuintes. O depósito vai ser feito na conta informada na declaração.
Das 38.188.642 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, ano-base 2021, recebidos pela Receita Federal, 1.032.279 de declarações estão retidas na “malha fina”. Esse número representa 2,7% do total de documentos entregues. Quem ainda não foi contemplado no 5° lote, está considerado na malha fina.
O fisco deve enviar cartas aos seus contribuintes com declarações na malha fina. O objetivo é informar a estas pessoas que este é o momento para providenciar a correção, apresentando a declaração retificadora.
Como saber se estou na malha fina?
Para saber se sua declaração está em malha fina, basta acessar o portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Feito isso, na aba “processamento”, escolha o item “pendências na malha”. Neste ponto é possível ver se sua declaração está em malha e saber o motivo pelo qual essa foi retida.
Para acessar é preciso ter em mãos o seu CPF, código de acesso (no qual você mesmo deve gerar) e senha. Caso a declaração esteja em malha, é porque você acabou cometendo algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa. Também é possível realizar uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimidação.
Dentre os principais fatores que levam uma conta à malha fina, quase metade (41,9%) são referentes sobre a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados), no Imposto de Renda. 28,6% são a respeito das deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução – despesas médicas).
21,9% das pessoas caem na malha fina devido a divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física – entre outros, falta de informação do beneficiário em Dirf, e divergência entre o valor informado entre a DIRPF e a Dirf. Por último, 7,6% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022
Neste ano, a restituição do Imposto de Renda será paga em cinco lotes separados. Dentre eles, os quatro primeiros já foram pagos, atendendo 17,3 milhões de pessoas. Já o quinto lote foi pago ontem (30). Veja a seguir as datas dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote de restituição – pago em 31 de maio
- 2º lote de restituição – pago em 30 de junho
- 3º lote de restituição – pago em 29 de julho
- 4º lote de restituição – pago em 31 de agosto
- 5º lote de restituição – consulta liberada dia 23 e pagamento em 30 de setembro
Por fim, para consultar se vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”.