A prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, anunciou nesta quarta-feira (26) a reabertura das inscrições para o recebimento do Auxílio Reconstrução. Este é o benefício do governo federal, que faz um pagamento único de R$ 5,1 mil para estas pessoas.
Os novos cadastros estão sendo aceitos já a partir desta quarta-feira (26) através do sistema do Registro Unificado. Trata-se de uma base de dados que a prefeitura de Porto Alegre utiliza para o pagamento relacionado à iniciativa do governo federal.
Depois da inscrição, a prefeitura envia os dados para o governo federal. Logo depois do envio, o cidadão ainda vai precisar confirmar os dados no site do Auxílio Reconstrução. Só depois de todo este procedimento é que a Caixa Econômica Federal pode realizar o depósito de R$ 5,1 mil no Caixa Tem.
Como se cadastrar no Auxílio
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, é aconselhável que o cidadão realize o seu cadastramento de maneira online dentro do sistema do Registro Unificado. Contudo, também é fato que o usuário pode realizar este cadastramento de maneira presencial.
Tais atendimentos devem ocorrer das 9h às 17h de segunda a sexta-feira nos seguintes pontos da capital gaúcha:
- Terminal Triângulo – avenida Assis Brasil, 4320;
- Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus e Centro de Referência da Juventude – rua Marta Costa Franzen, 101;
- Casa dos Conselhos – avenida João Pessoa, 1110;
- Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro – estrada João de Oliveira Remião, 5250;
- Estação Cidadania Restinga – rua Arno Horn, 221;
- Departamento Municipal de Habitação (Demhab) – avenida Princesa Isabel, 1.115;
- Praça Salomão Pires – rua Capitão Coelho, Ilha da Pintada;
- Associação de Moradores Vila Elizabeth e Parque (AMVEP) – avenida 21 de Abril, 792, bairro Sarandi;
- CTG Vaqueanos da Tradição – rua Dr. Caio Brandão de Mello, 250, bairro Humaitá;
- Antiga Praça do Sesi – rua Bambas da Orgia, Vila Farrapos.
O que é o Auxílio Reconstrução
A ideia do Auxílio Reconstrução é fazer um pagamento único no valor de R$ 5,1 mil para cada uma das famílias atingidas pelo desastre do Rio Grande do Sul. Mas para que este dinheiro seja enviado, é necessário que o cidadão confirme o seu cadastro no site oficial do governo federal, e muita gente ainda não fez isso.
“Das mais de 186 mil famílias aprovadas, muitas ainda precisam confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução. A confirmação é indispensável para que o pagamento seja realizado”, disse o Ministério do Desenvolvimento Regional nesta semana.
Quem pode se inscrever
De acordo com informações do governo federal, podem receber o benefício os seguintes grupos:
- famílias do Rio Grande do Sul que estejam desabrigadas ou desalojadas;
- residentes em áreas efetivamente inundadas, parcial ou totalmente, ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos no estado.
Para além disso, o cidadão também precisa ter endereço indicado em uma das mais de 300 cidades que estão em situação de calamidade pública ou de emergência oficialmente reconhecida pelo governo federal.
Além de residir em uma das cidades contempladas, o cidadão também tem que cumprir outras regras para o recebimento do auxílio de R$ 5,1 mil. Por isso é importante atentar para a consulta ao seu nome, que está sendo aberto neste dia 27 de maio, no site oficial do programa.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade, para entender porque os seus dados ainda não foram enviados para o governo federal para o recebimento do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil.
“Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo”, disse o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (25).
O prazo para que as prefeituras enviem os dados ao governo federal deve seguir até o dia 12 de julho.