Raciocínio Lógico em Concursos Públicos: Como estudar? Confira!

Veja Dicas Imperdíveis para "enfrentar" um das matérias mais temidas!

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos concurseiros é enfrentar a temida prova de raciocínio lógico no dia do concurso que irão prestar. E não é para menos. O raciocínio lógico envolve conhecimentos matemáticos e a matemática é desde cedo o “bicho papão” enfrentado pelos estudantes. Mas existem algumas dicas importantes que vamos falar sobre esse assunto, a fim de tornar menos doloroso o processo de preparação para enfrentar a prova de raciocínio lógico. Tome nota!

1 – Desenvolva conhecimentos matemáticos

O princípio fundamental que toda pessoa que precisa aprender raciocínio lógico para concursos deve ter é a busca por desenvolver os conhecimentos matemáticos. Afinal de contas, quem não sabe matemática jamais será capaz de aprender raciocínio lógico. As duas coisas se complementam. Portanto, antes de tudo, procure desenvolver conhecimentos matemáticos. Essa é a base que deve ter.

2 – Busque diversas fontes de conteúdo

Quanto mais conteúdo você encontrar, melhor. Se debruce sobre todo o material e exija de si mesmo o aprendizado de tudo o que estudar. E não se permita avançar no conteúdo sem primeiramente ter sanado as dúvidas referentes ao que já viu. Se você guardar dúvidas, com certeza vai ficar com deficiência. E é exatamente o tema em que tem dúvida que provavelmente vai “cair” na prova.

Veja também: Concursos: Como não Esquecer o Conteúdo Estudado? Confira!

3 – Resolva o máximo de questões que puder

As suas principais dúvidas surgem quando você começa a tentar responder algumas questões referentes ao assunto. Antes disso, a sensação é de que você sempre está sabendo tudo e que sua mente não está tendo dificuldade de assimilação. Mas quando você se depara com as dificuldades de resolução das questões, então é que consegue realmente perceber onde estão suas deficiências e assim consegue ter ao menos uma idéia de como saná-las.

4 – Confronte os resultados

Todos os resultados que você encontrar devem ser confrontados porque certamente deverão estar sempre de acordo um com o outro, considerando que tudo é questão de “lógica”, isto é, trata-se de questões que não podem apresentar dois resultados diferentes e nem dependem de interpretação pessoal. Afinal, se um gato é preto e outro é branco, logo temos dois gatos se e somente se um é preto e o outro é branco. Se considerarmos dois gatos exatamente iguais, não teremos dois, mas apenas um gato de cada espécie.

5 – Tenha um caderno específico para os estudos de lógica

É interessante que você tenha um caderno específico para registrar todos os estudos de lógica que fizer. Anote tudo, inclusive suas dúvidas e as resoluções delas, para que mais tarde lhe seja possível saber como chegou ao resultado (acredite: muita gente esquece como conseguiu resolver as questões!). Anote tudo e guarde como um valioso material de estudo. Vai ser muito bom para você. Eu garanto!

6 – Se prepare para as “pegadinhas”

Normalmente as provas de raciocínio lógico são cheias de pegadinhas porque as premissas costumam ser bastante confusas, o que proporciona uma grande margem de erro por parte do candidato. Analise bastante provas, observe tudo o que possa parecer certo (porém não é) e tenha o cuidado de dissecar a questão para descobrir o que é certo e por que é certo. É assim que você vai evitar de cair nas “pegadinhas”.

Veja também: Como fazer uma prova de concurso público impecável? Confira!

7 – Procure formar grupos de estudo

Os grupos de estudo são ótimos porque proporcionam a você a possibilidade de debater e discutir idéias com quem está vivendo a mesma experiência que você. Essas pessoas que se encontram na mesma situação podem ser ótimas companhias para resolver as questões e para descobrir quais caminhos devem ser seguidos para tal.

8 – Se possível, faça aulas particulares

Pode ser que você tenha muitas dificuldades em assimilar os conteúdos, e nesse caso seria interessante buscar auxílio profissional através de aulas particulares. Há muitas coisas que são extremamente simples, mas que só chegamos a compreender quando temos um profissional para nos explicar com clareza. Portanto, se tiver possibilidades de pagar aulas particulares, certamente alcançará resultados ainda melhores!

Não desista dos seus sonhos e faça dos estudos sua regra de vida. Se tiver sempre disciplina e disposição para estudar, com certeza alcançará o sucesso que tanto almeja!

Comentários estão fechados.