Concursos Públicos: Questão comentada sobre acentuação

Entre os conhecimentos básicos mais cobrados em concursos públicos estão os relacionados à língua portuguesa. O português formal é uma ferramenta de trabalho muito relevante em cargos públicos. Por esse motivo, os candidatos devem mostrar que dominam as regras da modalidade escrita, por exemplo.

Nesse sentido, a ortografia tem toda a importância. De modo que as regras de acentuação estão presentes em diversas questões e de modo distinto. Apresentamos então uma questão sobre acentuação que caiu em um concurso no último ano. Confira!

Questão IBFC – 2019

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo.
As palavras “usuárias”, “influência” e “exercícios” recebem acento gráfico porque são _____ terminadas em _____ seguido ou não de “s”.
(A) paroxítonas / ditongo crescente ou decrescente
(B) oxítonas / ditongo crescente ou decrescente
(C) oxítonas / ditongo crescente ou decrescente
(D) proparoxítonas / hiato crescente ou decrescente

Resposta e comentário da questão

Como é possível ver, para responder a esta questão, é preciso ter noções básicas das regras de acentuação das palavras. Nesse sentido, o enunciado exige que o candidato saiba classificar as palavras de acordo com a tonicidade  de suas sílabas. Ou seja, é necessário saber qual é a sílaba cuja pronúncia é mais forte.

As palavras oxítonas são aquelas cuja a sílaba tônica é a última, enquanto nas paroxítonas a sílaba tônica é a penúltima. Por fim, as proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Assim, de acordo com a acentuação das palavras usuárias, influência e exercícios por conta da sua sílaba tônica, sabemos que estas são paroxítonas. Por conta das palavras paroxítonas serem as mais numerosas no português, a maioria não têm acento. Contudo, entre as que são acentuadas, há aquelas terminadas em ditongo crescente ou decrescente.

As três palavras em destaque no enunciado têm terminação em ditongos crescentes. Desse modo, a alternativa correta é a alternativa A, já que todas elas se encaixam na regra.

Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.