A disciplina de Língua Portuguesa está sempre presente nas provas de concursos e vestibulares. Desse modo, os estudantes precisam usar o seu conhecimento sobre a língua para responder questões sobre ortografia, acentuação, gramática e muito mais. Nesse sentido, um dos assuntos mais recorrente é o de classe de palavras.
No português, há dez classes de palavras e entre elas figuram os substantivos, os verbos e as preposições. O uso da preposição gera muitas dúvidas aos concurseiros, principalmente nas questões sobre regência. Por isso, apresentamos uma questão comentada sobre preposição para treinar e refletir sobre o assunto. Confira!
Questão – Vunesp (2020)
Leia a tira para responder à questão:
(Mort Walker, “Recruta Zero”. Em: https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos, 06.11.2019. Adaptado)
Na frase – Passei o dia inteiro em pé –, a preposição destacada forma uma expressão de mesmo sentido que a destacada em:
Para fazer o passeio pelas montanhas, era preciso estar em forma.
Resposta e comentário
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a preposição é a palavra que marca as relações gramaticais entre dois elementos da oração. Nesse sentido, essa classe de palavras invariável é responsável por estabelecer uma relação de subordinação entre o regente e o regido.
Na frase “Passei o dia inteiro em pé”, a preposição compõe uma locução adverbial de modo, a preposição dá o sentido de como algo se passou, “em pé”. Nesse sentido, é preciso avaliar nas alternativas, em qual frase a preposição “em” indica um modo, ou seja, que indica “como” algo se passou. É possível perceber que a alternativa A traz esse mesmo sentido, pois a preposição indica justamente o modo como era preciso estar passa passear pelas montanhas.
Na alternativa B, a preposição introduz uma ideia de lugar, enquanto em C, a preposição liga apenas o objeto ao verbo, sendo vazia de sentido. Na alternativa D, a preposição aparece para indicar um lugar, e em E traz uma ideia de tempo. Portanto, a alternativa correta é a A.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!