Em decorrência da atual crise econômica, os brasileiros estão tendo que conviver com uma alta generalizada nos preços de vários produtos, sobretudo dos alimentos. Embora seja quase impossível gastar menos no momento, existem algumas mudanças de comportamento ao fazer uma compra que podem ser benéficas na hora do pagamento no caixa.
Antes de ir às compras no mercado, é importante fazer uma lista do que realmente precisa para não gastar mais do que o necessário. A atitude em massa também pode garantir a redução dos valores.
“O supermercado entende que, quando você compra muito de um determinado produto, é porque aquele preço está baixo e ele vai subir o valor da mercadoria“, disse André Braz, economista e coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre).
Quando for fazer compras, busque por marcas que tenham um preço mais acessível, de médio a baixo.
“Às vezes, a gente ‘casa’ com a marca por ela ser muito tradicional, ou por ter visto muito anúncio na televisão. [A marca] pode ter muita qualidade, mas esquecemos de experimentar a outra, de uma empresa que não pode gastar com publicidade e que pode sim ter a mesma qualidade — ou, no caso de alimentos, com o mesmo nível nutricional do que aquela que a gente habitualmente compra”, ressalta Braz.
O especialista também enfatiza que fazer compra do mês não é o mais indicado. Isso porque, normalmente os estabelecimentos lançam ofertas cada dia da semana, que podem ser mais aproveitadas pelo consumidor.
Outra dica importante é fazer compras em supermercados atacadistas. Todavia, vale lembrar que o necessário deve ser sempre priorizado. Para estas compras, opte por produtos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene.
Por fim, uma opção para reduzir os seus gatos é montar o cardápio da semana. Além de economizar com itens que não são necessários, o consumidor só precisará dos produtos que faltam para fazer as receitas.