Uma dúvida muito comum dos beneficiários é se quem tem Bolsa Família pode ter moto em seu nome ou qualquer outro veículo. Afinal, acredita-se, ainda hoje, que o programa se baseia nos bens que a pessoa tem no nome, mas não é bem assim.
São outros fatores que são considerados, como a renda familiar e outras regras estipuladas pelo programa. Por isso, fizemos este guia para detalhar melhor esse assunto e, assim, você analisar o seu caso em específico. Confira!
Quem tem Bolsa Família pode ter moto em seu nome?
Sim, quem tem Bolsa Família pode ter moto em seu nome sem problemas. Porém, é necessário que a pessoa atenda as outras regras do programa para continuar participando. Isto é, embora ter uma moto no nome, seja ela financiada ou não, não tenha relação com a renda familiar da pessoa, caso ela não atenda a alguma outra regra, automaticamente perderá o benefício.
Para ilustrar, imagine a situação de uma família na qual um membro consegue um novo emprego. Ao conseguir, acaba comprando uma moto em seu nome, mesmo que financiada. Se o benefício do Bolsa Família for cancelado nessa família, esse cancelamento não acontecerá por conta da moto em si, mas, sim, poderá acontecer por conta do aumento da renda.
Portanto, se o mesmo membro da família conquistar o seu emprego e comprar a sua moto, mas a renda familiar per capita ainda se mantiver dentro do limite de R$ 218 mensais, a família não sofrerá nenhum tipo de “punição” ou bloqueio por, simplesmente, haver um membro com uma moto em seu nome.
O ponto que devemos ter em mente é que, com relação aos bens, o Bolsa Família considera a renda da família para manter a sua subsistência. Se a família está passando por dificuldades, mesmo que tenha um veículo, ela poderá, ainda, receber o Bolsa Família.
É possível financiar uma moto recebendo o Bolsa Família?
Como vimos, quem tem Bolsa Família pode ter moto em seu nome sem que isso seja um problema. Porém, a partir desse fato, outra dúvida surge: é possível financiar uma moto recebendo um benefício? Nesse caso, a resposta depende.
Depende por que as empresas credoras irão avaliar o score e outros detalhes sobre os hábitos financeiros daquela pessoa. Elas não irão se basear, meramente, no fato de receber ou não receber Bolsa Família, mas, sim, em outras questões importantes sobre a renda daquela família.
Sendo assim, não há como ter certeza de que um beneficiário do Bolsa Família conseguirá financiar uma moto em seu nome de forma simples, ou se haverá alguma dificuldade. Como são muitos os pontos envolvidos com a decisão de um banco emprestar o dinheiro, tudo dependerá do contexto, do histórico financeiro da pessoa, da renda da família como um todo, do valor da moto, e assim por diante.
Por isso, nesse caso, o ideal é buscar fazer simulações nas agências bancárias para verificar a possibilidade, tendo em mente que, por Lei, não há nada que impeça um beneficiário do Bolsa Família de financiar uma moto em seu nome.